icon citacao
 
Há duas formas de espalhar a luz: ser vela ou o espelho que a reflete  Edith Wharton 

Edith Wharton 

A liderança e o foco (ou falta dele)

string(35) "//www.youtube.com/embed/yk8x3TNK61I"

A liderança e o foco (ou falta dele)
2 minutos de leitura

Enquanto líder, quer ganhar foco ou ficar oco? Saiba que ninguém pode pensar pela sua cabeça nem tomar a opção certa por si.

Alexandra Lemos

A nossa energia flui para onde está dirigida a nossa atenção. Caro(a) líder: já pensou a que aspetos está a dar atenção? Para onde dirige o seu olhar, o seu tempo de reflexão, a sua energia diária? Está a dirigir-se para onde quer ou está a ser levado pela corrente imparável daquilo que os outros querem para si?

Um “líder oco” fica vazio da possibilidade de cocriar a sua realidade, pois vive com a sensação de que navega no modo reativo, de que não tem tempo para aquilo que é verdadeiramente importante. E aqui incluímos o trabalho e também os aspetos mais do foro pessoal, como a família e o tempo para si (hobbies, interesses diversos, descanso e o “dolce fare niente” para “zerar” a mente da diversidade de solicitações).

Enquanto líder, quer ganhar foco ou ficar oco? Saiba que ninguém pode pensar pela sua cabeça nem tomar a opção certa por si. Com foco no que é importante, sai da liderança oca e atinge o seu objetivo de se realizar, tanto nos grandes feitos como nos pormenores.

Saiba mais na próxima semana, em que apresentamos as características-tipo do líder oco.

13-01-2017

Portal da Liderança


Alexandra Lemos é coach, formadora, oradora, autora e apresentadora de televisão – assim se pode definir de forma sucinta a colaboradora do Portal da Liderança na área do coaching. Engenheira de formação, aos 45 anos é diretora no board of directors mundial da ICC – International Coaching Community (em 70 países). A também CEO da Premium Coaching tem mais de duas décadas de experiência profissional em várias PME e em multinacionais de referência, onde tem exercido executive coach e team coach. Sem esquecer que, na qualidade de engenheira, fez parte da equipa técnica que operacionalizou o sistema óleo hidráulico de acionamento das cofragens da ponte Vasco da Gama.

Num minuto

Mais Artigos

Líderes em discurso direto

Ver mais
string(35) "//www.youtube.com/embed/IXsVR1oklDI"

Conhecimento

Mais Artigos