Escuta generosa: “a” capacidade em falta

Escuta generosa: “a” capacidade em falta
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Se há algo que tendências recentes como a “grande demissão” ou a “desistência silenciosa” nos ensinaram é que os líderes falham em ouvir de forma generosa os seus colaboradores. E que não deram pelo nível crescente de descontentamento.

O que é que os funcionários desejavam que os sistemas de Recursos Humanos, as metodologias de feedback 360 ou as atividades team building deixaram sem resposta? Como se poderia ter elevado o seu sentimento de pertença e de envolvimento? Tendo em conta movimentos como a “grande demissão” ou a “desistência silenciosa”, as novas tendências no trabalho híbrido, as preferências e os estilos de trabalho das gerações mais jovens, torna-se claro que salários mais altos, benefícios adicionais, velhos truques e soluções rápidas – como discursos motivacionais e workshops – não são suficientes. Os colaboradores de hoje continuam a sentir-se ambivalentes, cínicos e sem poder.

Por que deve ouvir os funcionários
Um caminho a seguir é ouvir com generosidade os colaboradores, perceber que o envolvimento, a dedicação e o comprometimento com o trabalho só podem surgir quando colegas e líderes estabelecem vínculos profundos e genuínos. Só interações verdadeiras e significativas, e não transações superficiais, podem criar estas conexões.

É aqui que entra a “escuta generosa” – a capacidade de nos ouvirmos, e o outro, com generosidade. Trata-se de ouvir além das palavras. A generosidade está enraizada na compreensão de como estamos ligados com o bem-estar dos outros. Generosidade implica valores como abertura, coragem, curiosidade e capacidade de resposta. Os propósitos da escuta generosa incluem compreensão, empatia, melhor colaboração e uma ligação genuína.

Escuta generosa no local de trabalho
Ouvir de forma generosa no local de trabalho não é tarefa fácil. A maioria de nós está mais acostumada a um estilo de liderança que se comunica numa direção firme via discurso e expressão claros, em vez de um elevar da escuta, que motiva a inclusão e garante ações afirmativas. Mas estamos num ponto de viragem crucial. Com a grande mudança nos locais de trabalho na era pós-COVID, os líderes estão a ter a oportunidade de reformular as culturas e o bem-estar coletivo nas organizações. E têm a possibilidade de elevar a escuta generosa e construir sistemas inclusivos que estimulem a diversidade de pensamento, onde os funcionários se sintam valorizados e possam realizar o seu potencial.
A escuta promove as cognições, melhora a memória e a autoconsciência reflexiva. No local de trabalho significa que, ao ouvir, os líderes não só aumentam o desempenho e o conhecimento do trabalho dos seus colaboradores, como também melhoram o seu bem-estar e segurança psicológica, reduzindo o burnout/esgotamento, a exaustão emocional e o stress. Permitir que os funcionários se sintam seguros e valorizados cria relacionamentos genuínos e cultiva um sentimento de confiança e de pertença à organização. Como podemos ouvir de forma generosa? Segue-se algumas dicas:

Estar totalmente presente
Ao ouvir a outra pessoa, primeiro tente limpar a mente. Esteja ciente dos seus sentimentos e frustrações subjacentes e deixe-os de lado. Em seguida concentre-se no que a outra pessoa está a dizer. Não tente formular as suas respostas enquanto a outra pessoa fala, não realize várias tarefas ou deixe a mente dispersar. Permaneça presente e com atenção. Afaste possíveis distrações que sejam obstáculos à escuta generosa. Guarde o telefone. Se estiver na sua secretária, feche o laptop ou vire a sua cadeira para a pessoa que está a ouvir.

Deixar preconceitos e julgamentos de lado
A escuta generosa é uma prática empática. Quando ouve generosamente, faz um esforço ativo para ver o mundo pela perspetiva do outro e entender os seus pensamentos e sentimentos. Tal nunca será totalmente possível se fizer julgamentos ou deixar os seus preconceitos interferirem; conversas assim tendem a bater numa parede. Por que não começar a conversa do zero e oferecer coragem, compaixão, abertura e compreensão? Ficará agradavelmente surpreendido ao descobrir que há traços de cada um de nós no outro.

Ouvir para aprender
Somos todos únicos. Trazemos experiências diferentes para o local de trabalho, cada um com formação, educação e conhecimento diferentes. Não se sabe o que pode aprender ao ouvir alguém. Mantenha a curiosidade. Quando conhece uma pessoa, pense em ouvir como uma oportunidade de aprendizagem gratuita. Estar envolvido com o assunto e com a pessoa ajudará a criar relacionamentos genuínos e mais profundos.

Não interromper
Os líderes devem respeitar os seus pares e ser genuinamente curiosos sobre o que devem partilhar, em vez de interromper o fluxo do diálogo e afastar os membros da equipa; devem esforçar-se para estarem atentos, serem atenciosos e estarem sintonizados com os ritmos e humores subjacentes da equipa, ouvindo além das palavras e captando as dicas subtis que revelam mais. Só assim podem liderar pelo exemplo, mas, mais importante, estabelecer os degraus e as fundações para cultivar uma cultura mais ampla de escuta generosa no local de trabalho.

03-04-2024


Portal da Liderança

Nota: Artigo adaptado de um texto produzido para a Global Agenda/Fórum Económico Mundial por Vuslat Doğan Sabancı, fundadora da Vuslat Foundation.