Pedro Pires: "Cabo Verde terá de apostar na qualidade e nos recursos humanos"

string(35) "//www.youtube.com/embed/nBDgj0t6_H8"

Pedro Pires: "Cabo Verde terá de apostar na qualidade e nos recursos humanos"
2 minutos de leitura

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde, referiu em entrevista ao Portal da Liderança que " o país tem de estar à altura para competir com as outras economias na mesma área" e que os " líderes do hoje e do amanhã têm de acreditar em Cabo Verde apesar das suas limitações".

Portal da Liderança (PL): Em 2011 foi galardoado com o Prémio Mo Ibrahim, em distinção da sua liderança e boa governação em África. Quais são os três principais desafios que confrontarão os líderes políticos cabo-verdianos nos próximos 10 anos?

Cabo Verde tem de estar à altura para competir com as outras economias na mesma área." 


PL: Foi Presidente de Cabo Verde entre 2001 e 2011. Que conselhos de liderança dá aos líderes de hoje e do amanhã?

É fundamental que os líderes acreditem nos objetivos que estabelecem; acreditem e vivam com paixão e determinação a realização dos objetivos que querem realizar." 

PL:  Que recomendações daria aos jovens cabo-verdianos de talento que querem assumir posições de liderança política e empresarial?

Um líder tem de ser sensato e sincero, tem de ser igual a si próprio e dominar a área onde pretende agir." 

 


Pedro-Pires-Cabo-VerdePedro Pires, político cabo-verdiano, foi presidente de Cabo Verde desde 2001 a 2011. Atualmente é presidente da Fundação Amílcar Cabral. Primeiro-ministro durante os primeiros 16 anos da independência de Cabo Verde e chefe de Estado nos últimos dez, recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal em 2002 e o Prémio da Fundação Mo Ibrahim para o Sucesso na Liderança Africana, que visa reconhecer líderes africanos que tenham dado provas de excelência na liderança política, em 2011.