O que torna os líderes diferentes, considerados fora-da-caixa, excelentes? As barreiras que a liderança de origens pouco convencionais enfrenta, e a forma como as supera e prospera, podem ensinar-nos o que é um grande líder, sobretudo em tempos difíceis.
Do jovem CEO à líder de uma empresa num setor dominado por homens, do chefe de Estado originário de uma minoria étnica ao guru tecnológico imigrante – os percursos de hoje para a liderança são mais diversos do que nunca. E estes líderes talvez pouco convencionais serão desafiados, por vezes de forma injusta; podem ter de fazer face a ventos contrários difíceis que outros nas suas posições não enfrentariam; e correm o risco de o seu trabalho ser julgado de forma implacável; de terem de manter um padrão ainda mais alto devido aos seus “antecedentes”, seja eles quais forem. Apesar destes desafios, estes líderes são muitas vezes excecionais.
As barreiras que os líderes de origens diversas ou não convencionais enfrentam, e a forma como as superam e prosperam, podem ensinar-nos o que é uma grande liderança, sobretudo em tempos difíceis. O objetivo destes líderes deveria ser usar a sua experiência como um ponto forte, a sua empatia e competências interpessoais, a sua capacidade de se ligarem aos outros, de desafiarem o status quo e de impulsionarem as organizações e as suas culturas para alcançarem o sucesso. Tal significa que estes ambientes se tornam mais recetivos a vários modelos de liderança.
Não é fácil ser o tipo de líder que prospera quando visto como alguém de fora, ou que pode não ser uma escolha tradicional ou óbvia para a função. Seguem-se 10 características que pode adotar e desenvolver para se destacar em posições de liderança – sobretudo quando as probabilidades não estão do seu lado.
1. Integridade
A integridade deve estar no centro da liderança. Mesmo que um líder esteja sob pressão, se não comprometer os seus valores sairá da situação mais forte. As ações de um líder devem ser consistentes com as suas palavras.
2. Comunicação
Líderes com fortes competências de comunicação podem influenciar resultados, motivar equipas para terem sucesso em situações difíceis e construir confiança dentro de uma organização. Também podem desenvolver melhores relacionamentos com clientes e outros stakeholders externos. Os líderes devem priorizar a construção do seu “músculo” de comunicação.
3. Feedback positivo
Líderes eficazes desenvolvem a arte e a capacidade de serem “treináveis”. A liderança que solicita feedback, o decanta e age de acordo com o mesmo, torna-se mais eficaz. Os líderes também devem ser hábeis a dar feedback para desenvolver as suas equipas e a modelar o comportamento desejado em toda a organização. A liderança é de natureza semelhante à da aprendizagem: pode-se fazer cursos e ler material, mas a maior parte da aprendizagem ocorre no trabalho. Como tal, dar e receber feedback é fundamental para o desenvolvimento e a compreensão da sua equipa e do ambiente de trabalho.
4. Resiliência
Os líderes devem procurar manter o nível – mesmo que possam ser confundidos com não sendo experientes. Os líderes bem-sucedidos priorizam a liderança com competências interpessoais e avaliam cuidadosamente a causa-raiz de uma situação, respondendo de forma não ameaçadora, mas estratégica. Assumem a responsabilidade.
5. Autoconfiança
Quando confrontados com situações desafiantes, os líderes que têm autoconsciência e autocuidado genuínos podem manter uma perspetiva objetiva e não deixar que as sementes da dúvida criem raízes. Os líderes serão inevitavelmente testados. Quando tal acontece, devem liderar com confiança e coragem e, para isso, o autocuidado é essencial; podem, por exemplo, reservar um tempo pessoal ou para documentar as coisas da vida que lhes trazem alegria e pelas quais são gratos.
6. Visão
Um líder deve envolver a organização para se alinhar em torno de uma visão e estratégia. Deve partilhar um plano claro que seja inclusivo e flexível conforme necessário. Cumprir uma visão e objetivos é uma característica essencial da liderança.
7. Inteligência emocional
Os líderes devem desenvolver e investir em excesso no fortalecimento da inteligência emocional, através de formação e no local de trabalho. O que pode levar tempo – a inteligência emocional é difícil de conquistar, mas, uma vez desenvolvida, é uma capacidade valiosa.
8. Networking
Relacionamentos e networking autênticos são importantes. Os líderes devem rodear-se do seu conselho de administração pessoal e destacar-se a promover e na manutenção de relacionamentos dentro e fora das suas organizações.
9. Mentoria
Independentemente do nível de sucesso que alcançaram, os líderes devem ter mentores de diversos tipos. Estes podem incluir os seus pares tradicionais, pessoas de uma geração diferente ou de setores inesperados. Pense, por exemplo, num atleta de sucesso enquanto mentor de um CEO sobre como manter o foco sob pressão.
10. Ter um propósito
Os líderes bem-sucedidos devem procurar inspirar e impactar de modo positivo para o futuro. Tal exige que tenham um propósito, e este deve provir dos seus valores e experiências. O seu legado deve basear-se no seu propósito e desenvolver outros líderes que possam, por sua vez, seguir esse mesmo objetivo, ou contribuir de alguma forma para o mesmo.
27-03-2024
Portal da Liderança
Nota: Artigo adaptado de um texto produzido para a Global Agenda/Fórum Económico Mundial por Mariame McIntosh Robinson, managing director na plataforma Qenta Inc.