As Dez Faces da Inovação: O Poder da criatividade e da Inovação na Empresa. Porque a influência aprende-se

As Dez Faces da Inovação: O Poder da criatividade e da Inovação na Empresa. Porque a influência aprende-se

Livro

TítuloAs Dez Faces da Inovação: O Poder da Criatividade e da Inovação na Empresa
Autor: Tom Kelley; Jonathan Littman
Edição: Maio, 2007
Páginas: 229
Editor: Presença

"Uma leitura essencial para cada pessoa que trabalhe na sua empresa - até o CEO a deveria ler!" - Seth Godin, autor de As Mentiras do Marketing


Sinopse

A influência aprende-se. Este livro explica as técnicas mais poderosas, no âmbito pessoal e profissional, para conseguir alcançar os seus objetivos através da utilização de uma ferramenta poderosa chamada comunicação. A reflexão a que esta obra nos convida ajuda-nos a ser mais influentes no nosso meio mais próximo e a analisar porque é que os bons líderes, as pessoas poderosas e os ícones mediáticos conseguem alcançar os seus objetivos.

A influência não se improvisa. Pelo contrário, a capacidade de influenciar os outros prepara-se, e este livro ajudá-lo-á a aprofundar a difícil arte de persuadir, que é muito mais que convencer, e a familiarizar-se com os segredos para utilizar a comunicação de forma a conseguir alcançar os objetivos que pretende na sua vida pessoal e profissional. O êxito depende de muitos fatores, apesar de a capacidade de influenciar ser a ferramenta mais poderosa para alcançar qualquer objetivo.


Sobre os autores

Tom-Kelley-IdeoTom Kelley fundou e é o diretor-geral da IDEO (líder mundial em design de produtos, serviços e negócio). É coautor do best seller "The Art of Innovation", e dá palestras sobre temas como a inovação para transformar a cultura da organização e desenvolver um pensamento estratégico.

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Jonathan Littman
, fundador da Snowball Narrative, autor best seller e orador sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo, é professor na Universidade de São Francisco e parte integrante do Programa Executivo Global Strategic Innovation, promovido pela Leadership Business Consulting. No âmbito deste programa, Littman promove sessões e workshops interativos sobre o tema da Inovação e do Empreendedorismo, baseados nos conceitos do design thinking, também presentes no seu livro “As 10 Faces da Inovação”, escrito em coautoria com Tom Kelly.


Entrevista
 
PL: Dedicou seis anos a entrevistar e estudar os princípios fundamentais da IDEO. Quais são e como podem ser úteis a outros líderes empresariais? 


JL: Tive a sorte de ser coautor do "Art of Innovation" e do "As Dez Faces da Inovação", com o Tom Kelly da IDEO e a IDEO é verdadeiramente a empresa pioneira da inovação na América. Nos últimos 10 anos, a IDEO tem feito acontecer a inovação numa série de lugares onde não costumava ser uma realidade. A inovação era habitual apenas em produtos e equipamentos técnicos, computadores e medicamentos. Atualmente, a IDEO trouxe a inovação para a projeção de experiências, para o desenho de edifícios e até mesmo para redesenhar países. Esta forma estratégica de olhar para as coisas tem sido levada a todos estes mundos. Quando penso no que a torna possível, constato que envolve quatro coisas: Antropologia, com grandes constatações, as constatações iniciais e inspiradoras dos clientes e as suas experiências, e, de seguida, numa espécie de componentes culturais a nível internacional, que não é mais que a Cross-Pollination. Através desta, tentamos pegar em coisas de outros países e de outras indústrias e trazê-las para o seu produto ou o seu serviço, de uma nova forma. De seguida, é, claro, começar a experimentar. O Prototyper é a base do empreendedorismo, o centro da inovação, o falhar rápido para ter sucesso mais cedo, através de muitos protótipos rápidos e baratos. Para mim, o quarto, e uma espécie de ponto de partida, é aquilo a que me dedico, o Storytelling. É necessário enquadrar tudo o que está a fazer. Você tem que apresentar a empresa aos investidores, que fazer o mesmo para com a equipa executiva, e tudo isto não é mais que mostrar-se a si mesmo, o que a sua empresa irá ser ao longo de todo o seu percurso, o que é essencial e inultrapassável.

Opinião
 
Tal como o autor, que começa por dizer que das 10 Caras da Inovação de que fala neste livro, a sua preferida é a do Antropologista, também eu começo por fazer a mesma afirmação: se tivesse de escolher uma personagem base e pilar para a inovação, esta seria sem dúvida o Antropologista. 


Talvez por razões ligeiramente diferentes das do autor, mas essa é a grande vantagem de quem ler este livro. São 10 personagens com as quais nos podemos identificar, relacionar e inspirar.

Muito se fala hoje em dia de inovação. Diria até que só se fala de inovação. Muito se pode pesquisar, ler e viver por forma a atingir esse tão almejado estado puro de pensar, ser, criar e agir como um inovador. Ler este livro é claramente um dos primeiros passos para se iniciar nesse processo de aprendizagem e de evolução.

A primeira vez que tive contacto com Jon Littman, coautor do livro, foi através do Global Strategic Innovation, um programa para executivos da Leadership Business Consulting em que o Jon é um dos docentes, apresentando um workshop hands-on baseado em design thinking, nas "best-practices" da IDEO (uma das maiores, se não a maior e melhor empresa de design do mundo) e nesta sua obra literária.

Na perspetiva de quem está numa posição de liderança e a considerar ler este livro, digo com toda a certeza que é sem dúvida um "must read". De escrita muito direta e simples, mas sem perder a profundidade de tudo o que nos ensina, o autor consegue apresentar-nos ideias e dicas de como iniciar e aplicar a inovação e o design thinking nas nossas empresas e na gestão das mesmas e dos recursos de talento que as compõem.

Não se pode negar a força e a energia que é ler um livro que nos fala sobre, por exemplo, a persona do realizador, e sobre a qual identifica valores como as "5 características dos realizadores de sucesso", que dá dicas sobre como estabelecer e definir expetativas e, inclusive, apresenta e defende as vantagens de abraçar a técnica do "sono do sucesso". 

Desafio-vos a ler e a partilharem qual a persona com a qual se identificam mais.

Luísa Baltazar

Luisa-Baltazar-1Luisa Baltazar iniciou a sua carreira nos RH em Recrutamento do Banco Mello (Grupo BCP) de onde passou para o Global Strategic Marketing na Altitude Software (Call Center Software). Esta experiencia em marketing levou a uma oportunidade na Indesit, Eletrodomésticos S.A. como Marketing Assistant e Responsável pelas Operações de RH, seguida de uma oportunidade na Direção de Empresas Sul do BES. Um desafio de mudança para os USA leva-a a trabalhar na aceleração de Start Ups e em ações de formação Executiva em Inovação durante 8 anos na Bay Area, Califórnia. Após graduar-se em Marketing e Social Media na UC Berkeley, regressa a Portugal, onde colaborou com a Leadership Business Consultant como Communication Officer.