Em Busca da Perfeição: Não queira ser perfeito e tenha uma vida mais positiva e mais feliz

Em Busca da Perfeição: Não queira ser perfeito e tenha uma vida mais positiva e mais feliz

Livro

Título: Em Busca da Perfeição: Não queira ser perfeito e tenha uma vida mais positiva e feliz
Autor: Tal Ben-Shahar
Edição: Agosto, 2010
Páginas: 240
Editor: Lua de Papel


Sinopse
Não queira ser perfeito e tenha uma vida mais produtiva e feliz! Quer que a sua vida seja perfeita? A sociedade quer que sejamos perfeitos, e nós fazemos o que ela espera de nós. Queremos ser sempre jovens, ter o melhor emprego, o carro a condizer, o sorriso permanente nos lábios. No entanto, essa busca incessante da perfeição pode ser o principal obstáculo à felicidade. Ou quer apenas ser mais feliz? A partir das mais recentes pesquisas no campo da psicologia positiva, e com as técnicas e métodos que desenvolveu no seu curso, o autor ajuda-nos a escapar a esse círculo vicioso: ensina-nos a distinguir o sucesso do fracasso e mostra-nos o caminho para a verdadeira realização, para a felicidade e a riqueza duradouras. Neste livro Tal Ben-Shahar oferece-nos exercícios, meditações e questões que nos ajudarão a redescobrir o que realmente queremos para as nossas vidas. E prova-nos, por A+B, que para sermos felizes não precisamos de ser perfeitos.

Sobre o Autor
 

Tal-Ben-ShaharTal Ben-Shahar é escritor e consultor. Foi durante anos professor na Universidade de Harvard, onde lecionou o concorrido curso de Psicologia Positiva, e um popular curso de Psicologia da Liderança. Campeão nacional de squash de Israel, e várias vezes campeão universitário da modalidade nos Estados Unidos, desenvolveu a sua carreira académica em Harvard, onde se formou em Psicologia e Filosofia, e onde se doutorou em Comportamento Organizacional. Veterano das Forças Armadas Israelitas, trabalha na organização pacifista David Project, é consultor de várias multinacionais e dá formação em áreas como Felicidade, Autoestima, Definição de Objetivos e Liderança. Em 2008, publicou Aprenda a Ser Feliz, também editado pela Lua de Papel.


Entrevista exclusiva ao Portal da Liderança

Portal da Liderança (PL):  Devem os líderes ter na agenda das suas prioridades o desenvolvimento e trabalho da felicidade nas suas organizações?
Tal Ben-Shahar (TB): Sem dúvida. Temos hoje cada vez mais estudos que comprovam que, se aumentarmos os níveis de felicidade dos colaboradores, mesmo que apenas um pouco, isso causará: aumento na criatividade, comprometimento e motivação, aumento significativo do trabalho em equipa e redução da saída de colaboradores da empresa. Assim, a conclusão-chave a que se chega é que a aposta na felicidade de uma dada organização se revela um muito bom investimento. 


PL: Como podem os líderes gerir elevados níveis de stress, hoje considerados quase “normais” em quem exerce o cargo?
TB: Primeiro que tudo, é importante perceber que o stress não é totalmente mau. O stress também é motivador e pode mesmo ajudar a desenvolver elevados níveis de resiliência. A chave para lidar com o stress é que, para que este seja uma mais-valia, tem de ser complementado logo a seguir com períodos de recuperação. Temos a capacidade inata de lidar com o stress, desde que tenhamos períodos de recuperação. Há 5000 anos atrás, lidávamos com o stress de sermos perseguidos por um leão. Hoje lidamos com o stress da chegada da data de publicação dos resultados do trimestre... (continue a ler aqui)

Opinião

Precisamos de nos dar a nós próprios autorização para sermos humanos." - Tal Ben-Shahar

Tal Ben-Shahar é muito conhecido por ter desenvolvido um curso de felicidade em Harvard que chegou a ser frequentado por 20% de todos os seus estudantes. 

O segredo dessa procura, assim como deste livro ser capaz de fazê-lo mudar a perspetiva de si e da vida, é o autor ter, ele próprio, passado pelos dissabores da auto-exigência, de querer controlar tudo, de temer errar quase como se fosse o fim da vida e de nunca estar satisfeito nem feliz com as suas conquistas.

Tal Ben-Shahar fá-lo-á pensar na sua vida, nas suas decisões, na forma como pensa, mesmo que automaticamente, e levá-lo-á a repensar todas as suas ideias pré-concebidas, a enfrentar o erro, as consequências, os seus medos e a ver a realidade da vida perfeita enquanto humanos que somos. Com ele, passará de perfecionista a otimalista, aceitará e celebrará os sucessos, estabelecendo objetivos ambiciosos mas realistas.

Fornece ainda exercícios simples no final de cada capítulo que ajudam a dar o passo seguinte e a avançar.

Sendo a liderança sinónimo, entre outros, de tomada de decisões, de bem lidar com a pressão, consigo e com os outros, trata-se de um livro que ajudará todos os que exercem cargos de gestão e que desejam e inspiram os que os seguem.

"O importante trabalho de fazer o mundo avançar não espera para ser realizado por homens perfeitos." - George Eliot

Fátima Rodrigues