Influir: Persuadir? Convencer? Ou manipular? Os segredos para dominar a arte da persuasão

Influir: Persuadir? Convencer? Ou manipular? Os segredos para dominar a arte da persuasão

Livro

TítuloInfluir: Os segredos para dominar a arte da persuasão
Autor: Enrique Alcat
Edição: Janeiro, 2014
Páginas: 174
Editor: Self

"Se não comunicamos, não influenciamos ninguém; se comunicamos mal, influenciamos mal. Nesta obra, Enrique Alcat revela-nos os segredos da boa influência e as possibilidades de influenciamos positivamente os outros." - Ferran Adriá, o chef mais influente do mundo


Sinopse

A influência aprende-se. Este livro explica as técnicas mais poderosas, no âmbito pessoal e profissional, para conseguir alcançar os seus objetivos através da utilização de uma ferramenta poderosa chamada comunicação. A reflexão a que esta obra nos convida ajuda-nos a ser mais influentes no nosso meio mais próximo e a analisar porque é que os bons líderes, as pessoas poderosas e os ícones mediáticos conseguem alcançar os seus objetivos.

A influência não se improvisa. Pelo contrário, a capacidade de influenciar os outros prepara-se, e este livro ajudá-lo-á a aprofundar a difícil arte de persuadir, que é muito mais do que convencer, e a familiarizar-se com os segredos para utilizar a comunicação de forma a conseguir alcançar os objetivos que pretende na sua vida pessoal e profissional. O êxito depende de muitos fatores, apesar de a capacidade de influenciar ser a ferramenta mais poderosa para alcançar qualquer objetivo.

Sobre o Autor

Enrique Alcat formou mais de cinco mil altos quadros de empresas multinacionais e PME, bem como líderes de opinião no seio das comunidades médica, académica, científica e empresarial. Dirigiu mais de duzentas campanhas de comunicação e participou na gestão e nas estratégias de mais de cem crises empresariais. Fez parte da plataforma online Top Ten Business Experts e foi professor catedrático do Curso Superior de Gestão Empresarial e Direção de Comunicação da IE Business School, tendo sido galardoado com o Prémio Manager Thinker 2010 pela sua contribuição e conhecimentos em matéria de comunicação com o mundo empresarial. Alcat, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade de Navarra, doutorado pelo IESE e membro da Asociación de Directivos de Comunicación (DIRCOM), faleceu em fevereiro de 2014. Em 2005, publicou a obra Y ahora ¿qué? (Empresa Activa) e Seis recetas para superar la crisis (Alienta). Alcat é reconhecido como um dos maiores especialistas espanhois sobre comunicação.


Entrevista

"A melhor forma de influenciares não é pelo que dizes mas pelo que fazes." - Enrique Alcat


Opinião

Enrique Alcat, falecido no início deste ano, é considerado um dos maiores especialistas espanhóis em comunicação de todos os tempos.

Neste livro, Alcat aborda a questão da influência, clarificando o conceito: porque necessitamos de ser influenciadores e como o conseguiremos ser?

Alcat relembra que quem influencia é quem tem o poder de encaminhar e mudar o mundo, de fazer acontecer, de apaixonar os outros, através da sua paixão e arte da persuasão, comunicação e argumentação. No fundo, mais não é do que contaminar os outros com as nossas ideias, crenças e vontades.

Como o fazer? Alcat é bastante bom a passar da teoria à prática e, no final de cada capítulo, apresenta um resumo por tópicos do “a fazer”. No final, deixa-nos ainda aquelas que pensa serem as dez técnicas mais eficazes para se tornar num verdadeiro influenciador.

Um livro que penso valer a pena ser lido, mas sem esquecer que, ao poder da influência, está anexo o da responsabilidade e da ética. 

Que aquele pequeno diabinho que, por vezes, nos sussurra ao ouvido para seguirmos o caminho mais curto, mas com menos garantias e resultados no tempo, e para fazermos uso dos outros, ou fingirmos que não estão lá, não o tente ou o leve a dar-lhe ouvidos.

Votos de boas e frutíferas influências! 

Fátima Rodrigues