The Other Side of Innovation: Solving the Execution Challenge in Companies Innovation

The Other Side of Innovation: Solving the Execution Challenge in Companies Innovation

Livro

Autor: Vijay Govindarajan; Chris Trimble
Edição: Setembro, 2010
Páginas: 240
Editor: Harvard Business Review Press

"The Other Side of Innovation" está equipado com claras recomendações sobre como colocar os seus ensinamentos em prática...” - Research Technology Management

“Neste seu novo livro, [os autores] exploram dois temas aos quais é habitualmente dada pouca atenção: criar empresas em vez start-ups e a implementação de novas ideias em vez de como as conseguir.” – The Economist

“… um verdadeiro guia prático para CEOs e empreendedores.” – Inc. Magazine

“Excelente na profundidade dos seus case studies…” “um livro muito bem escrito” “Resumindo: Recomendado” - CHOICE Magazine


Sinopse

Companies can’t survive without innovating. But most put far more emphasis on generating Big Ideas than on executing them—turning ideas into actual breakthrough products, services, and process improvements.

That’s because “ideating” is energizing and glamorous. By contrast, execution seems like humdrum, behind-the-scenes dirty work. But without execution, Big Ideas go nowhere.

In The Other Side of Innovation, Vijay Govindarajan and Chris Trimble reveal how to execute an innovation initiative—whether a simple project or a grand, gutsy gamble.. Drawing on examples from innovators as diverse as Allstate, BMW, Timberland, and Nucor, the authors explain how to:
  • Build the Right Team: Determine who’ll be on the team, where they’ll come from, how they’ll be organized, how much time they’ll devote to the project, and how they’ll navigate the delicate and conflict-rich partnership between innovation and ongoing operations.
  • Manage a Disciplined Experiment: Decide how team members can quickly test their assumptions , translate results into new knowledge, and measure progress. Give innovation leaders a tough but fair performance evaluation.

Practical and provocative, this new book takes you step-by-step through the innovation execution process—so your Big Ideas deliver their full promise.


Entrevista
Neste vídeo onde nos fala sobre este seu livro, Vijay Govindarajan (VG) compara o processo ao montanhismo, onde as pessoas se focam em chegar ao topo da montanha, sentido excitação e entusiasmo no processo de alcançar o objetivo. De seguida, vem o grande e verdadeiro desafio: descer até ao sopé da montanha e ultrapassar todos os riscos e perigos inerentes, podendo não estar bem preparados para o processo.
 
Em termos empresariais, há um grande foco em ter uma grande ideia, mas o grande desafio é conseguir concretizá-la, fazê-la acontecer. Assim, propõe um plano de execução dividido em duas partes: a equipa e os testes.
 
Sobre a equipa, Vijay Govindarajan sugere a criação de duas, distintas e com funcionamento independente, apenas com algumas interações entre si, mas em que cada uma desenvolve as suas competências. Propõe a criação da equipa criativa, responsável pelas ideias, e a equipa de execução, que as implementará, e fala-nos sobre elas e como as gerir.

VG refere que há três grandes desafios nesta parte:

O primeiro é conseguir dividir as tarefas e saber que parte destas devem ser da responsabilidade da equipa criativa.

O segundo é criar a dita equipa criativa e fomentar o desenvolvimento de novas competências, uma vez que há sempre a tendência de mobilizar pessoas de outros departamentos, principalmente do de execução. Estas trazem consigo a sua memória organizacional que poderá comprometer o desenvolvimento de novas competências, pelo que é preferível contratar novos colaboradores ou adquirir ou associar-se a outra empresa que tenha essas competências.

O terceiro é gerir o inter-relacionamento entre as duas equipas. A razão para a criação de duas equipas prende-se com os conflitos que podem surgir entre as duas competências, mas a relação entre elas pode comprometer os resultados. Assim, e porque ambas terão necessariamente de interagir em certos momentos, a gestão destas interacções, sem que se comprometam os objectivos, é um desafio.

Relativamente aos testes, reflete sobre como gerir o processo de tentativa/erro e como testar as nossas suposições sobre o futuro, com o objetivo de evidenciar os eventuais erros e corrigi-los na fase de desenvolvimento. O objetivo é testar formas de implementar o que foi idealizado através de pequenos investimentos, de modo a identificar potenciais erros e obstáculos, sem comprometer o grande investimento.

Vijay Govindarajan fala-nos também sobre as recessões e diz-nos que existem três pontos comuns a todas as recessões já ocorridas:
  • Todas são precedidas por períodos de expansão, sempre com uma duração superior ao da recessão.
  • Na fase de expansão que se segue, ocorrem sempre alterações no campo competitivo empresarial, verificando-se que muitas fecharam atividade, outras foram vendidas e cerca de 30% mantiveram-se e revelam mesmo crescimento.
  • As empresas que resistem e se afirmam durante e após um período de recessão, são as que apostaram na inovação e no crescimento durante a recessão.

Sobre os autores
 

Vijay GovindarajanVijay Govindarajan, conhecido apenas como VG, é Earl C. Daum 1924 Professor de International Business da Tuck School of Business em Dartmouth. É especialista em estratégia e inovação e foi o primeiro Professor Residente e Chief Innovation Consultant da General Electric. Vijay Govindarajan é o terceiro no ranking da lista dos Thinkers 50 mundialmente mais influentes pensadores sobre negócio. É autor do New York Times e Wall Street Journal Best Seller, “Reverse Innovation”.

chris trimble

Chris Trimble é especialista em execução da inovação em grandes empresas. Orador habitual sobre este tema, já trabalhou com empresas como a GE, IBM, Microsoft, Thomson Reuters, Fidelity, e New York Times Company em mesas de discussão e programas de educação de executivos. Trimble é professor adjunto na The Tuck School of Business de Dartmouth e no The Dartmouth Center for Health Care Delivery Science.