Livro
Título: Vencer em Tempo de Caos: O Negócio da Gestão e do Marketing na Era da Turbulência
Autor: Philip Kotler; John A. Caslione
Edição: Novembro, 2009
Páginas: 230
Editor: Actual (PT)
Conveniente e prático Vencer em tempo de caos é um guia indispensável para todas as empresas que sobrevivem às tempestades económicas de hoje e querem prosperar na inevitável turbulência do futuro.
Neste livro, o autor bestseller, Philip Kotler e John Caslione defendem que vivemos numa época de contínua turbulência que requer uma nova estratégia, apresentando como solução um revolucionário conjunto de orientações destinado a ajudar as empresas.
Em Vencer em tempo de caos encontrará um inovador sistema de gestão que ajuda a minimizar a vulnerabilidade das empresas e a aproveitar as oportunidades, colocando-as à frente dos seus concorrentes. Contrariamente à sua concorrência, que permanece presa às mesmas táticas de sempre: os grandes descontos no preço, os cortes nos investimentos em marketing, no branding e desenvolvimento de novos produtos, terá de desenvolver uma atitude disruptiva.
- Desenvolver sistemas de alerta para a identificação dos primeiros sinais de perturbação.
- Antever os piores, os melhores e os mais esperados cenários, utilizando as estratégias adequadas para lidar eficazmente com cada um deles.
- Reduzir os custos ou aumentar estrategicamente a eficiência em departamentos específicos: financeiro, tecnologia da informação, produção, compras e recursos humanos.
- Garantir a sua quota de mercado no segmento do núcleo de clientes.
- Comprimir o planeamento estratégico em ciclos de três meses, para ter maior controlo sobre a empresa.
- Evitar as consequências potencialmente catastróficas de abandonar princípios essenciais.
Com muitos exemplos de empresas que foram capazes de resistir com sucesso à turbulência, bem como casos que foram à falência por não se encontrarem preparados para enfrentar o caos, este livro oferece-lhe ensinamentos e estratégias práticas. Este texto vai apoiá-lo não só a sobreviver à atual crise económica, mas também a prosperar no meio dos insucessos que possam surgir no futuro.
Philip Kotler é atualmente professor de Marketing Internacional na Northwestern University, em Chicago. "Distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional” na Kellogg School of Management, na Universidade Northwestern, foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker). Em 2008, o Wall Street Journal referiu-o como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios. Kotler prestou consultoria a grandes empresas como a IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola - nas áreas de estratégia de marketing, planeamento e organização, e marketing internacional.
John A. Caslione é um empreendedor Americano, consultor de gestão, fusões e aquisições, autor professor e orador. Caslione fundou e é Presidente e CEO da GCS Business Capital, LLC, uma empresa de consultoria global de negócios em mercados emergentes, fusões e aquisições nos EUA, Europa e Ásia. Caslione desenvolveu e operacionalizou estratégias de desenvolvimento global de empresas em mais de 90 países em seis continentes. Professor Adjunto da McDonough School of Business na Georgetown University, é orador convidado da Kellogg School of Management at Northwestern University. Caslione é reconhecido como especialista em economia e estratégia de negócio global, sendo orador em muitos debates sobre negócio global, como nos programas CNBC's Squawkbox e Morning Exchange, bem como no Médio Oriente, China, India e Ásia.
"A crise que atravessamos apresenta uma única certeza: a normalidade é marcada pela turbulência e incerteza. Em Vencer em tempos de caos, Philip Kotler e John Caslione fornecem um importante guia para a sobrevivência das empresas nestes tempos erráticos. Só compreendendo a situação as organizações resistirão. As ferramentas que permitem entender os sinais e antecipar as medidas são, em larga medida, desenvolvidas neste livro, uma leitura essencial para quem quer perceber a “Era da Turbulência”. - Fernando Pinto, Diretor executivo da TAP Portugal
"Num período sem precedentes de incerteza e um futuro em que a turbulência não dará tréguas a ninguém, este livro de Kotler e Caslione será certamente a referência para todos os gestores que queiram navegar as ondas revoltas do mercado, tirar partido do caos que percorre as economias e encaminhar as empresas para um porto seguro. Excelente leitura." - João Fugas, Administrador delegado da CUF-QI