As 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder

As 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder

Livro

TítuloAs 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder
Título (EUA): The 21 Indispensable Qualities of a Leader: Becoming the Person Others Will Want to Follow 
AutorJohn C. Maxwell
Edição: Junho, 2010
Páginas: 153
EditorSmartBook (PT); Thomas Nelson - Singular (BR); Thomas Nelson (EUA)

"As 21 Indispensáveis Qualidades de Um Líder vai diretamente ao fundamental na liderança. O Maxwell, mais uma vez, aborda o processo de desenvolvimento da arte da liderança ao dar ao leitor conselhos e ferramentas práticas que lhe permitirão desenvolver as qualidades que estão presentes nos grandes líderes."- Kenneth Blanchard, Coautor do The One Minute Manager®

"O Dr. John Maxwell é uma autoridade no tema da liderança. Os seus princípios inovadores mas ao mesmo tempo intemporais sobre como liderar com eficácia, tiveram um impacto pessoal na minha vida e no meu negócio. Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer empresa que queira ter sucesso neste novo milénio." - Peter Lowe, Presidente do Peter Lowe International e do Peter Lowe’s SUCCESS Seminars

"O meu querido amigo John Maxwell demonstrou a sua capacidade de liderar líderes. Temo aprender ainda mais com este seu novo livro.” - Max Lucado, autor do livro Just Like Jesus


Sinopse

Com o que é que sonha? Qual é o seu maior sonho? Entretanto, o que é que está entre si e esse sonho?

A resposta é liderança: "Tudo começa e acaba com a liderança", diz o Dr. John Maxwell, autor do livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança e agora do livro As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder, "mas saber como liderar é apenas metade da batalha. Compreender a liderança e liderar, de facto, são duas atividades diferentes."

A chave para o transformar de uma pessoa que compreende a liderança numa pessoa que lidera com sucesso no mundo real é o caráter. As qualidades do seu caráter ativam e capacitam a sua liderança - ou atrapalham o seu sucesso!

O Dr. Maxwell diz: "Parte do desenvolvimento de qualquer líder vem da aprendizagem das leis da liderança, pois estas são as ferramentas que ensinam como funciona a liderança. Mas os líderes são eficazes por causa de quem são interiormente. Para alcançar o nível mais elevado de liderança, tem de desenvolver estas qualidades de caráter, de dentro para fora."

Se olhar para todos os grandes líderes, descobrirá que eles possuem as 21 qualidades contidas neste livro, que é um complemento do livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança. Se conseguir tornar-se o líder que deve ser interiormente, poderá tornar-se o líder que quer ser exteriormente.

"Se for capaz de fazer isso descobrirá que no mundo não há nada que não consiga fazer." - John C. Maxwell


Sobre o autor
 

john c. maxwellJohn C. Maxwell é um especialista em liderança internacional reconhecido, e autor de livros que já venderam mais de 13 milhões de cópias. As suas organizações já formaram mais de um milhão de líderes por todo o mundo. Maxwell é fundador da Injoy Stewardship Services e da EQUIP. Todos os anos dá palestras a companhias mencionadas na revista Fortune 500, a líderes governamentais mundiais e a diversas outras organizações tais como a Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point, e à liga Nacional de Futebol (americana). Um dos autores mais vendidos do New York Times, do Wall Street Journal e da Business Week. Maxwell foi um dos vinte e cinco autores nomeados para o 10º Aniversário do Hall of Fame da Amazon.com. Dois dos seus livros, As 21 Irrefutaveis Leis da Liderança e Developing the Leader Within you, venderam mais de um milhão de cópias cada.


Vídeo: Desenvolver o líder que há em si


Opinião do Portal da Liderança
 
"Se tirasse tempo para olhar realmente para si, encontraria as qualidades necessárias para viver os seus sonhos mais ousados, aqueles que são tão grandes que nunca os compartilhou com ninguém? Essa é uma pergunta que cada um de nós deve ter a coragem de colocar – e responder – honestamente, se quiser alcançar o seu verdadeiro potencial.”
 
Neste livro, John C. Maxwell aborda 21 qualidades que entende serem as que permitem ser um líder eficaz e fazer a diferença. Todas elas são apresentadas de forma muito resumida mas muito direta e capaz de gerar a reflexão e motivar a mudança nos comportamentos adotados e assim potenciar as nossas capacidades de liderança.
 
Cada uma das qualidades fundamentais e diferenciadoras abre com algumas citações que nos “ambientam” ao tema em causa. Segue-se uma pequena história ilustrativa da realidade abordada e que nos permite, através do exemplo, perceber o impacto que esta qualidade pode tomar na nossa liderança e nos resultados que conseguimos produzir. Depois surge uma fundamentação do autor, onde nos dá as ferramentas necessárias para gerarmos a mudança na nossa liderança e desenvolvermos o nosso domínio dessa capacidade. Segue-se uma reflexão, propostas de aplicação dos ensinamentos veiculados e um exemplo da prática diária do proposto.

A título de exemplo, sabia que “uma sondagem realizada junto a 100 milionários, que venceram pelos seus próprios esforços, mostrou apenas um denominador comum”? “Estes homens e mulheres tão bem-sucedidos, apenas conseguiam ver o bem nas pessoas.”, diz-nos Jacques Wiesel. O que nos recomenda Maxwell? Esperar sempre o melhor das pessoas, ajudá-los a terem uma autoimagem melhor. Como nos diz, “Se aprecia os outros, encoraje-os e ajude-os a alcançarem o seu potencial, eles o amarão por causa disso.”

E quais os verdadeiros obstáculos ao carisma? O que faz com que não o tenha? Segundo Maxwell apenas cinco coisas que está na sua mão mudar, o orgulho, a insegurança, o humor instável, o perfecionismo e o cinismo. Porquê e como melhorar o seu carisma? Sim, Maxwell diz-nos exatamente porquê e como o conseguir em três simples conselhos perfeitamente realizáveis, mesmo para o líder mais ocupado. 

O autor aconselha os leitores a lerem uma qualidade por dia e a pensarem nela e a reverem a sua aplicação na sua liderança durante esse dia. Sem dúvida que só assim conseguiremos retirar o maior potencial deste magnifico pequeno-grande livro e realmente gerar melhorias visíveis na nossa liderança.

As 21 qualidades que John C. Maxwell apresenta como as que um líder tem de ter para ser um líder de sucesso, ser inspirador e eficaz, e que pensa serem passíveis de desenvolver por qualquer pessoa que pretenda ser um verdadeiro líder são:
  1. Caráter: Seja uma parte da rocha
  2. Carisma: A primeira impressão pode selar o acordo
  3. Compromisso: Separar os empreendedores dos sonhadores
  4. Comunicação: Sem ela, viajará sozinho
  5. Competência: Se a desenvolver, eles virão
  6. Coragem: Uma pessoa com coragem é uma maioria
  7. Discernimento: Coloque um fim aos mistérios insolúveis
  8. Foco: Quanto mais preciso for, mais perspicaz será
  9. Generosidade: A sua vela não perde nada quando ilumina os outros
  10. Iniciativa: Não saia de casa sem ela
  11. Escutar: Para se ligar com o coração deles, use os seus ouvidos
  12. Paixão: Aceite esta vida e ame-a
  13. Atitude positiva: Crer é poder
  14. Resolução de problemas: Não pode deixar que o seu problema seja um problema
  15. Relacionamentos: Se tiver bons relacionamentos, as pessoas terão bons relacionamentos
  16. Responsabilidade: Se não assumir o controlo, não conseguirá liderar a equipa
  17. Segurança: A competência nunca compensa a insegurança
  18. Autodisciplina: A primeira pessoa que lidera é a si próprio
  19. Serviço: Para chegar à frente, coloque os outros em primeiro lugar
  20. Disposição para aprender: Para continuar a liderar, continue a aprender
  21. Visão: Sós e toca naquilo que se vê

Um excelente livro que, recheado de exemplos, numa linguagem muito clara e direta, apresenta claramente o porquê da fraca liderança e o como tornar-se um líder de referência, tudo isto em poucas páginas. Conselhos preciosos que todos os líderes deveriam seguir e que acredito que realmente tornarão quem o faça em líderes inspiradores e verdadeiramente eficazes, líderes que são amados, que concretizam e que não se esquecem.