30 Práticas de liderança que limitam a sua empresa

30 Práticas de liderança que limitam a sua empresa
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De acordo com o American Society of Training and Development, as empresas gastam mais de 170 bilhões de dólares anuais no desenvolvimento de currículos baseados na liderança.

Mike Myatt, consultor de gestão dos líderes da Fortune 500 CEOs, pergunta “Para quê? Estamos a produzir melhores líderes ou apenas mais pessoas que detêm posições de liderança? O que torna um líder bem-sucedido? Parece que já devíamos saber a resposta a estas perguntas. Infelizmente, a triste realidade é que muitas empresas nem sabem por onde começar.”

Myatt apresentou na Forbes algumas das suas sugestões de como o fazer. Este refere que “são demasiadas as pessoas em posições de liderança que não querem ou não conseguem alterar o necessário para criar uma empresa saudável e capaz de ser sustentável e de prosperar”. Segundo este, “a este tipo de líderes falta o caráter, a coragem e a habilidade para fazer o que está certo. Agarram-se ao status quo em vez de se desafiarem a cresce, a desenvolver e a mudar”.

“A vontade de ver a fraca liderança como um padrão aceitável criou uma espécie de bolha de liderança. A boa notícia é que as bolhas acabam sempre por rebentar”, diz Myatt.

“Para as muitas organizações que ainda hoje se agarram a métodos de liderança ultrapassados e ineficazes, é tempo de aceitar um novo caminho, antes que seja tarde demais. As empresas que se guiam pelo antigo paradigma da liderança, estão-se rapidamente a tornar irrelevantes e a caminhar para o obsoleto, enquanto as organizações que aceitam o novo paradigma da liderança estão a ser sustentáveis e a crescer.”

Myatt costuma dizer que “as empresas não falham – os líderes é que falham”.

Numa tentativa de ajudar líderes a perceberem o que deve ser feito para passar do velho para o novo paradigma, Myatt produzir um auxílio visual que o ajudasse a inspirar pensamentos criativos e diálogos desafiantes. Este pretendeu criar um grande contraste para ajudar os líderes a verem o que é necessário para criar uma cultura de liderança.

O quadro que se segue é um excerto que disponibilizou do livro que está prestes a lançar, Hacking Leadership, e ao qual se refere como capaz de “o ajudar a fazer uma rápida análise das falhas da sua empresa”.

Myatt sugere que “pegue simplesmente nas suas observações e nas suas conclusões e utilize-as para criar um mapa de mudança na liderança (os itens não estão listados por nenhuma ordem em particular)”.

Antigo Paradigma

Novo Paradigma

Ter um líder

Criar uma cultura de liderança

Investir em ferramentas

Investir em pessoas

Seguir as “melhores práticas”

Desenvolver novas práticas

Jogar o jogo

Mudar o jogo

Competir

Colaborar

Motivados por conseguirem lucros

Motivados para criarem valor

Desencorajar o pensamento independente

Aceitar opiniões diferentes

Começar com “o quê”

Começar com “porquê”

Colocar as pessoas em caixas

Libertar as pessoas das caixas

Proteger o status quo

Desafiar tudo

Banalizar a juventude

Dar à juventude um lugar à mesa

Recompensar o potencial

Recompensar a contribuição

Idealizar

Inovar

Decisões complexas controladas pelo topo

Decisões complexas tomadas pelos outros

Mensagem

Envolver/cativar

Ter um plano

Ter um propósito

Alavancar os seus membros

Criar poder para os seus membros

Gerir riscos

Gerir oportunidades

Rápido a dizer “não”

Arranjar maneira de poder dizer “sim”

Óticas

Éticas

Estabelecer limites

Corrigir as falhas

Treinar

Desenvolver

Mentalidade de destino

Mentalidade de continuum

Culpar os outros

Aceitar as responsabilidades

Gerir expetativas

Alinhar expetativas

Amplitude de pensamento: controlo

Amplitude de pensamento: consciência e influência

Motivado pelas metas

Motivado pela descoberta

Focado em “Quem está certo?”

Focado “No que está certo?”

Observar

Compreender


Embora esta lista não seja muito exaustiva (complexidade vs. simplicidade) é bastante representativa e constitui um bom ponto de partida para qualquer gestor e empresário. 


Fonte: Forbes


Mike MyattMike Myatt é consultor de gestão dos líderes da Fortune 500 CEOs, autor de várias obras, entre elas o "Leadership Matters...The CEO Survival Manual". Anteriormente foi líder num banco de investimento e diretor numa firma de advogados. Escreve habitualmente sobre liderança e inovação em várias publicações de renome internacional.