David K. Williams, empreendedor desde sempre, autor e colunista da Forbes, compilou aqueles que são para ele os 10 melhores líderes empresariais da atualidade, referindo que “tenho pensado em quais os melhores líderes de negócios que estão a exercer uma forte influência no atual mundo dos negócios”.
“Gostava de apresentar a minha lista pessoal das top 10 pessoas que considero serem as mais influentes em termos de pensamento inovativo, foco nos consumidores e ajuda os menos afortunados.”
Sem nenhuma ordem em particular, constam no Top 10 de Williams:
1. Jeff Bezos, Amazon
“Jeff Bezos é um pioneiro no mundo do comércio online e foi decisivo na definição deste espaço e que está a definir muitos aspetos do mundo da Internet. Foi Jeff Bezos quem inovou no campo da análise preditiva*, ao recomendar produtos a consumidores baseando-se na pesquisa dos seus históricos e hábitos de compra. Quer goste ou não do conceito, a ideia fez do comércio online um negócio mais rentável e eficiente e está a tornar as compras online numa melhor experiência para todos os consumidores no mundo.”
2. Anne Mulcahy, Xerox
“A Anne mudou tudo quando a sua empresa enfrentava uma crise financeira. A Anne nunca aspirou a CEO, mas também não fugiu da oportunidade de liderar quando foi eleita pelo conselho da Xerox em 2001. Durante o seu mandato, foi-lhe pedido para reduzir a força de trabalho da empresa em 30% e mais tarde eliminar toda a parte de desktop da Xerox. Pela sua corajosa execução face à adversidade, a revistaChief Executive nomeou-a CEO do Ano em 2008 e o U.S. News & World Reportnomeou-a um dos melhores líderes na América. A Forbes considerou a Anne como a mulher mais influentes no mundo em 2005 e em 2009.”
3. Brad Smith, Intuit
“A Intuit é uma das maiores e mais bem-sucedidas empresas de software financeiro no mundo. É a criadora do software de contabilidade QuickBooks. Mesmo sendo um empresa com 4 bilhões de dólares em lucro, com uma capacidade de mercado de aproximadamente 16.5 biliões de dólares, a Inuit continua a funcionar como um conjunto de startups. O Brad adoptou uma cultura onde cerca de 8000 funcionários podem tomar riscos e crescer ao aprender com o sucesso e com o fracasso.”
4. Howard Schultz, Starbucks
“De uma infância pobre no Bronx até a uma bolsa de estudo e, eventualmente, a dono da Starbucks, Howard Schultz é um exemplo consumado da coragem, do trabalho árduo e da capacidade para atingir o sonho Americano. Mesmo sendo bem-sucedido, Howard interessa-se em investir no sucesso dos outros e continua a investir noutros projetos, como no eBay.”
5. Larry Page, Google
“Larry Page é outro exemplo de um homem de negócios que não cede face a nenhum desafio. O Larry e a sua empresa têm recebido muitas críticas e muitos elogios ao longo dos anos. Mas, no meio da tempestade, nunca deixou que o que os outros dissessem o convencesse a não prosseguir o caminho que considerava ser o melhor para a empresa.”
6. Tim Cook, Apple
“É difícil ser o sucessor de Steve Jobs. No entanto, Tim Cook está a fazer um ótimo trabalho. Em vez de tentar igualar as inovações voltadas para o consumidor pelas quais Steve Jobs era conhecido, Tim Cook está a forjar o futuro com os seus próprios avanços, como as novas inovadoras técnicas de gestão de inventário da Apple.”
7. Indra Nooyi, PepsiCo
“Indra Nooyi, outra das 100 Mulheres Poderosas da Forbes, ainda não levou a sua empresa a um recorde de resultados financeiros mas está a fazer progressos para levar a PepsoCo numa direção mais saudável, liderando corajosamente para acabar com as tradicionais propriedades de fastfood e substituí-las por iniciativas para fornecer alimentos mais saudáveis. Como executiva sénior, Indra é muito carinhosa e comprometida. E também gosta de se divertir. Foi a guitarrista principal numa banda feminina na faculdade, adora jogar críquete e é conhecida por participar no karaoke e outras atuações em festas corporativas.”
8. Warren Buffett, Berkshire Hathaway
“É um empresário que se mantém profundamente conservador durante os tempos em que todos à sua volta se movimentam de um extremo para outro ao som das grandes perdas e ganhos. Warren Buffett é o perfeito exemplo da paciência, ao provar que devagar e de forma consistente se ganha a corrida dos negócios.”
9. Sir Richard Branson, Virgin Group
“Qualquer pessoa que tenha mais de 400 empresas e que valha biliões de dólares está com certeza a fazer muitas coisas bem. Admiro a tenacidade de Branson e admiro a sua marca pessoal.” Branson é disléxico e apesar das dificuldades, foi persistente e superou todos os obstáculos.
10. Rupert Murdoch, News Corporation
“Como fundador, presidente e CEO da News Corporation, Rupert Murdoch é um australiano extremamente motivado que se fez a si próprio. Este continua a trabalhar arduamente mesmo com uma idade em que muitos já se teriam reformaram há muito tempo. No meio das acusações e dos escândalos, teve que procurar novas forças para enfrentar as acusações de empresas subsidiárias, de suborno, de corrupção e de pirataria. Rupert tem-se vindo a demitir dos conselhos de várias das empresas subsidiárias envolvidas. Independentemente do resultado, a ética de trabalho e a tenacidade que Rupert Murdoch tem mostrado face à adversidade continua a ser um exemplo para todos.”
“Coletivamente, estes 10 indivíduos são as minhas “lendas vivas” que exemplificam força de liderança”, refere Williams.
Quem são os seus e porquê?
*A análise preditiva ajuda a descobrir padrões no passado que podem sinalizar o que está por vir. Esta permite definir padrões ocultos nos dados que um especialista humano não consegue detetar, sendo o resultado da matemática aplicada aos dados.
Fonte: Forbes
David K. Williams é empreendedor desde que se lembra. Desde criança que se dedicava a vender, de pedras a limonada. Aos 8 anos contratou dois amigos para entregarem jornais e dava-lhes ¾ do pagamento, mantendo ¼ para si. Lançou inúmeras empresas, sucursais de outras empresas quer nos EUA quer no estrageiro, tendo conhecido o sucesso e o falhanço. É autor do livro “The 7 Non Negotiables of Winning: Tying Soft Traits to Hard Results” e escreve regulamente na Forbes.