Como executar uma experiência de inovação: Falhe depressa e com baixo custo

Como executar uma experiência de inovação: Falhe depressa e com baixo custo
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Vijay Govindarajan (VG) diz-nos que errar faz parte do processo de inovar mas que não é este o verdadeiro inimigo da inovação, mas sim o prolongamento de erros dispendiosos. O segredo, segundo este, é falhar depressa e com baixo custo, de modo a gastar-se pouco e aprender-se muito.

Este é o conselho que dá às empresas com que trabalha, como a GE, a Boing e a IBM, e que pode ser aplicado a qualquer empresa, independentemente do seu tamanho.

 

 

Para gerir uma disciplinada experiência de inovação, VG aconselha a:

1. Ouvir todas as incertezas;
Deverá começar por fazer uma lista de tudo o que não e tem certeza no projeto. Por exemplo:
  • Compreende o problema do consumidor?
  • Irá a ideia proposta solucionar esse problema?
  • Quantas unidades comprarão os consumidores e a que preço?
  • Quão certo está do custo de produção?
  • E da sua estratégia de implementação no mercado?
  • Quem compete consigo?

2. Classificar cada incerteza por ordem de importância:

Classifique-os segundo uma escala de 1 a 5. Se tiver dúvidas pense em quão desastroso seria a sua suposição estar errada. Se não foi crítico classifique com 1 e se for capaz de arruinar todo o esforço de inovação atribua o 5.3. 

3. Ouvir primeiro as incertezas de classificação mais elevada;

4. Testar as incertezas com classificações mais elevadas, as suposições críticas para o sucesso.

Procure formas pouco dispendiosas de testar essas suposições. Pode usar várias técnicas, como por exemplo:
  • Simulações virtuais (PC);
  • Testes com clientes;
  • Focus groups.

VG diz-nos que…

"O segredo é testar as suas suposições criticas o mais cedo e com o menor custo possível."



Vijay GovindarajanVijay Govindarajan, conhecido apenas como VG, é Earl C. Daum 1924 Professor de International Business da Tuck School of Business em Dartmouth. É especialista em estratégia e inovação e foi o primeiro Professor Residente e Chief Innovation Consultant da General Electric. Vijay Govindarajan é o terceiro no ranking da lista dos Thinkers 50 mundialmente mais influentes pensadores sobre negócio. É autor do New York Times e Wall Street Journal Best Seller, “Reverse Innovation: Create Far From Home, Win Everywhere”.