Vijay Govindarajan (VG) diz-nos que errar faz parte do processo de inovar mas que não é este o verdadeiro inimigo da inovação, mas sim o prolongamento de erros dispendiosos. O segredo, segundo este, é falhar depressa e com baixo custo, de modo a gastar-se pouco e aprender-se muito.
Para gerir uma disciplinada experiência de inovação, VG aconselha a:
Deverá começar por fazer uma lista de tudo o que não e tem certeza no projeto. Por exemplo:
- Compreende o problema do consumidor?
- Irá a ideia proposta solucionar esse problema?
- Quantas unidades comprarão os consumidores e a que preço?
- Quão certo está do custo de produção?
- E da sua estratégia de implementação no mercado?
-
Quem compete consigo?
Classifique-os segundo uma escala de 1 a 5. Se tiver dúvidas pense em quão desastroso seria a sua suposição estar errada. Se não foi crítico classifique com 1 e se for capaz de arruinar todo o esforço de inovação atribua o 5.3.
3. Ouvir primeiro as incertezas de classificação mais elevada;
4. Testar as incertezas com classificações mais elevadas, as suposições críticas para o sucesso.
- Simulações virtuais (PC);
- Testes com clientes;
-
Focus groups.
"O segredo é testar as suas suposições criticas o mais cedo e com o menor custo possível."
Vijay Govindarajan, conhecido apenas como VG, é Earl C. Daum 1924 Professor de International Business da Tuck School of Business em Dartmouth. É especialista em estratégia e inovação e foi o primeiro Professor Residente e Chief Innovation Consultant da General Electric. Vijay Govindarajan é o terceiro no ranking da lista dos Thinkers 50 mundialmente mais influentes pensadores sobre negócio. É autor do New York Times e Wall Street Journal Best Seller, “Reverse Innovation: Create Far From Home, Win Everywhere
”.