Segundo Jeff Dyer, existem cinco comportamentos que potenciam inovações revolucionárias, nomeadamente através do questionar, observar, do networking, experimentar e do exemplo.
Jeff Dyer refere que os fundadores da Paypal perguntavam-se como poderiam ser dinheiro para as outras pessoas e que foi a partir de esse questionarem-se que criaram a Paypal.
Já no caso da Starbucks, foi através da observação. O seu fundador, numa viagem a Itália, ao frequentar cafés em todo aquele ambiente romântico, ao voltar aos EUA decidiu implementar esse conceito no país.
Michael Dell criou a Dell através de outro comportamento, o de experimentar. Foi ao desmontar e montar computadores que descobriu como fazê-los com menos 30% do custo da IBM.Outro exemplo vem de Steve Jobs através do exemplo, em que tendo tipo aulas de tipografia, aplica o conhecimento que adquiriu ao criar os tipos de letra para o Apple.
Dyer diz-nos que através destes comportamentos, aliados à associação, geram inovação.
- Desmontar e montar;
Podemos acompanhar processos de criação de produto e assim conseguir ver como melhorar o processo. - Testar;
Testar a ideia/produto no mercado e ver como este reage e aprender com isso. - Explorar.
Visitar países e empresas diferentes e estudar áreas diferentes das que dominamos.
- Criar uma cultura que encoraje as pessoas a questionarem.
- Criar processos e dar-lhes tempo para serem observadores, seja com clientes ou com outras empresas.
Dyer refere o caso da Google que destaca mensalmente um conjunto de colaboradores para apenas irem ver como se fazem as coisas e como as outras empresas o fazem e trazerem essas ideias. - Fomentar o networking.
Dar tempo aos colaboradores e oportunidades para irem a conferências, trazer pessoas para almoçar durante a semana e estes falarem às equipas sobre diferentes saberes que poderão ser uma base para inovar e para terem uma outra perspetiva sobre as coisas. - Fazer experiências.
Tentar deixar de ter medo de errar e aprender antes com isso.
Jeffrey Dyer é professor de Estratégia na Marriott School, BYU, onde é diretor do Departamento de Liderança Organizacional e Estratégia. Antes de integrar a BYU, foi professor na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, onde continua como professor adjunto e leciona nos programas para executivos. Foi ainda previamente consultor na Bain & Company, onde teve como clientes, entre ouros, a Baxter International, Kraft, Maryland National Bank, Kraft e First National Stores. Jeffrey Dyer é o único investigador de estratégia a ter publicado cinco vezes no Strategic Management Journal (publicação académica líder em estratégia) e na Harvard Business Review. Este foi reconhecido pelo Essential Science Indicators como o 17º investigador mais citado entre 1996-2006 quando se combinam gestão, finanças, marketing, operações e economia, e o 4º nos académicos de gestão mais citados. As suas investigações foram já premiadas por diversas vezes, como pela Academy of Management, Institute of Management Science, Strategic Management Society e McKinsey & Company. O seu livro “Collaborative Advantage”.