“Why should I be led by you”? - Camilo Lourenço

“Why should I be led by you”? - Camilo Lourenço

Quando se fala de Gestão em Portugal, há um pormenor que salta à vista: o pouco peso que damos ao factor Liderança. É certo que, aqui e ali, as faculdades vão ajudando a preencher essa lacuna. É certo também que alguns grupos empresariais se preocupam com esta questão (e não apenas aqueles que nós, jornalistas, mais citamos como exemplo). E também é certo que o assunto ocupa cada vez mais espaço na Informação especializada.

Não obstante todo o esforço de que falámos acima, esta é claramente uma das componentes da Gestão com maior défice em Portugal. Porquê? A resposta não é fácil e daria até para fundamentar teses de doutoramento. Mas olhando para a estrutura empresarial portuguesa e analisando, numa perspectiva histórica, o capitalismo Português, talvez encontremos algumas luzes: mercados fechados durante décadas, pouco peso de capital estrangeiro, posição periférica, capitalismo em concubinato com o Estado (tanto no período da Ditadura como agora, em Democracia)…

Foi neste contexto que fui apanhado pelo convite da Leadership Business Consulting para colaborar com o Portal da Liderança. Quando me convidaram, a primeira pergunta que coloquei foi: “O que posso acrescentar ao assunto?”. Ainda não tenho, apesar do encorajamento que me dão, a certeza de que poderei trazer alguma mais-valia ao projecto. O tempo o dirá…

Mas houve uma razão que me levou a aceitar: a certeza de que se os jornalistas, e quem pensa a Gestão, não dedicarem mais atenção a este assunto, dificilmente ele entrará na ordem do dia da esmagadora maioria das empresas que actuam em Portugal. Se não contribuirmos para encontrar respostas para a questão “Why should I be led by you” (como me dizia um professor na University of Michigan, ao falar de Liderança), entre outras, dificilmente conseguiremos ter uma gestão de país desenvolvido.

É esta ideia de identificar tendências na área da Liderança, de ajudar na formulação de melhores práticas que reside o desafio deste portal. No fundo, trata-se de criar um espaço que funcione como fórum de análise das questões de Liderança; uma plataforma onde os gestores portugueses se revejam quando analisam estas matérias. Não sei se eu, e as pessoas que assinam esta coluna, estaremos à altura disso. Mas de uma coisa estou seguro: vamos fazer o melhor possível. Agora venha daí…!

 


Camilo-Lourenco-CronicasCamilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. Entre a sua experiência profissional encontramos redator principal do “Semanário Económico” (desde 1988); coordenador da secção Nacional do “Diário Económico” (de que foi um dos fundadores) desde 1990. Diretor adjunto da revista “Valor”, que ajudou a fundar (1992). Diretor da mesma revista (1993), onde se manteve até 1995. Editor de Economia da Rádio Comercial, de 1992 a 1997. Diretor editorial das revistas masculinas da Editora Abril/Controjornal: “Exame” (revista que também dirigiu); “Executive Digest”, entre outras. Comentador de assuntos económicos da Rádio Capital, de 2000 a 2005. Diretor da revista “Maisvalia” (de 2003 a 2005). Comentador da RTP e RTP Informação, onde passou também a apresentar o programa “A Cor do Dinheiro” (desde 2007). Colunista do “Jornal de Negócios (desde 2007); comentador de assuntos económicos da Media Capital Rádios (desde 2010). Numa das rádios do grupo, a M80, apresenta dois programas: “Moneybox” e “A Cor do Dinheiro”. Comentador de assuntos económicos da televisão generalista TVI, onde apresenta “Contas na TV”. A par destas funções, Camilo Lourenço é docente universitário. Lecionou na Universidade de Lisboa, na Universidade Lusíada e no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Por outro lado leciona pós-graduações e MBA. Em 2010, por solicitação de várias entidades (portuguesas e multinacionais), começou a fazer palestras de formação, dirigidas aos quadros médios e superiores, em áreas como Liderança, Marketing e Gestão. Em 2007 estreou-se na escrita, sendo o seu livro mais recente “Saiam da Frente!”, sobre os protagonistas das três bancarrotas sofridas por Portugal que continuam no poder.