…os EUA, que importaram 3,2 mil milhões de dólares em bens em 2023, tornando-se o maior importador do globo (dados da Organização Mundial do Comércio - OMC). Devido à sua grande base de consumidores e economia avançada, os EUA são o maior importador mundial de muitas categorias de produtos, incluindo automóveis, eletrónica, maquinaria industrial e produtos farmacêuticos. O México, o principal parceiro comercial da América, fornece muitos destes bens, enquanto o Canadá é um importante exportador de petróleo bruto, gás natural e outros recursos.
O valor do comércio global aumentou quase cinco vezes desde 1995, ficando ligeiramente abaixo do pico observado em 2022. Hoje 10 países são responsáveis por importações no valor de 12,4 mil milhões de dólares, representando mais de metade do total global.
Dos EUA à Índia, os principais importadores mundiais caracterizam-se por economias robustas e mercados consumidores consideráveis. Factores como o investimento empresarial, o rendimento disponível e as taxas de câmbio também desempenham um papel significativo na definição da dinâmica das importações.
Fontes: Visual Capitalist / OMC
06-02-2025
Portal da Liderança