A mensagem central para os decisores políticos, Governos, indústria e a sociedade é clara: devemos triplicar a quantidade de energia renovável disponível e duplicar as melhorias na eficiência energética até 2030, urge um novo relatório para a COP28 da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA - International Renewable Energy Agency) e da Global Renewables Alliance.
Para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, são recomendadas políticas que possam permitir uma rápida expansão das energias eólica, solar, hidroelétrica e geotérmica, o que, por sua vez, facilitaria a expansão do armazenamento de energia a longo prazo e do hidrogénio verde.
No relatório é descrito um conjunto de políticas que deverão ajudar a alcançar estas metas:
- Garantir que o planeamento, os prazos e as avaliações das necessidades de investimento nas redes energéticas estejam alinhados com as metas de energias renováveis a longo prazo.
- Mobilizar fundos para investimentos a longo prazo na rede energética; canalizar o financiamento dos doadores para a criação de capacidades e infraestruturas para a integração das energias renováveis; e simplificar os procedimentos de licenciamento para novas infraestruturas e atualizações da rede.
- Desenvolver formas modernizadas de gerir sistemas de rede resilientes ao utilizar a digitalização, aplicações inteligentes para gestão do lado da procura e ligações com sistemas de rede vizinhos.
Fontes: Fórum Económico Mundial/IRENA e Global Renewables Alliance
05-12-2023
Portal da Liderança