Lacuna no investimento verde pode ser colmatada?

Lacuna no investimento verde pode ser colmatada?
1 minuto de leitura


A despesa de capital global terá de aumentar de modo substancial face aos níveis atuais para limitarmos o aquecimento global e mitigar os riscos climáticos.

Cumprir os objetivos de investimento até 2050 será difícil, mas não impossível. A economia mundial já investe cerca de 1,4 mil milhões de dólares/ano em energia limpa e infraestruturas de apoio, segundo a AIE - Agência Internacional de Energia.

Com base nas políticas atuais, espera-se que os investimentos anuais em infraestruturas hipocarbónicas aumentem em 2,5 mil milhões de dólares. Tal deixa a lacuna anual de investimento em cerca de 5,3 mil milhões, o que ainda é muito, mas poderia ser resolvida redirecionando os estimados 3,7 mil milhões de dólares que hoje fluem para infraestruturas castanhas (como a extracção, a refinação e a combustão de petróleo e gás altamente poluentes, e a produção de cimento e de aço) para centrais elétricas verdes.

A lacuna líquida de investimento restante a ser colmatada seria de 1,6 mil milhões de dólares – embora considerável, equivale a 2% do PIB global anual.

Fontes: Fórum Económico Mundial/Barclays Research 

30-11-2023


Portal da Liderança