Os bloqueios, ou o desligar da internet por parte de Estados, são cada vez mais frequentes: o número total de países que recorreram a este sistema aumentou nos últimos seis anos. A maioria dos bloqueios ocorre na Índia, apesar de o país ter registado o menor número de “paralisações” em 2022, de acordo com o Statista.
O número global de bloqueios à Internet voltou a aumentar pelo segundo ano consecutivo. O relatório recém-divulgado pelo Access Now, “Weapons of control, shields of impunity: Internet shutdowns in 2022”, coloca o número de bloqueios de acesso à internet em 187 em 2022. Pouco menos de metade (84) aconteceu na Índia.
Em simultâneo, o número total de países que bloqueiam o acesso dos seus cidadãos à internet aumentou, para 103 (superando os 92 registados em 2019).
Fonte: Fórum Económico Mundial/Statista/“Weapons of control, shields of impunity: Internet shutdowns in 2022”, AcessNow
06-06-2023
Portal da Liderança