O Factor Humano na Decisão Empresarial

O Factor Humano na Decisão Empresarial

Livro

TítuloO Factor Humano na Decisão Empresarial
Autor: Júlio Lobão
Edição: Setembro, 2013
Páginas:250
EditorActual


Sinopse
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa. Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham. 

Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
  • Porque cometem erros de gestão?
  • Porque se endividam?
  • Porque distribuem dividendos?
  • Porque adquirem outras empresas?
  • Porque manipulam a informação e cometem fraudes?


Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.


Julio-LobaoJúlio Fernando Seara Sequeira da Mota Lobão é doutorado em ciências empresariais e especialista em finanças pela Universidade do Minho. É também mestre em economia e especialista em economia internacional, e licenciado em economia pela Faculdade de Economia do Porto. É professor auxiliar da Faculdade de Economia do Porto, lecionando áreas dos mercados financeiros e finanças empresariais. Desempenhou funções de consultadoria no setor financeiro, em particular na área da gestão de património. É autor do livro Finanças Comportamentais, pela Actual.


Entrevista
 
PL:  O que o levou a escrever o livro “O factor humano na decisão empresarial”?


JL: O primeiro impulso veio da constatação de que a Gestão que se ensina nas faculdades ignora frequentemente o papel do gestor. É um pouco paradoxal mas é a realidade: na maior parte dos casos ensina-se uma gestão sem gestores! Na verdade, os estudos mostram que a personalidade de cada gestor é essencial para se entender as suas decisões. Gestores diferentes tomam decisões diferentes face ao mesmo problema.

PL: Porque é que os gestores da lusofonia têm de ler este livro? 

JL: Para perceberem o que faz de um gestor um bom gestor. É muito importante tentar aprender com os erros. Um dos problemas de um gestor com excesso de confiança, por exemplo, é o de nunca parar para fazer um balanço do seu estilo de gestão. Creio que o livro pode ajudar a fazer esse balanço e a alertar o gestor para os sinais que o podem arrastar para decisões erradas. Por isso, através do livro pretendi mostrar como a personalidade dos gestores pode ajudar a compreender e também a prever as suas decisões.

PL: Pegando no título com que abre o capítulo 6, “Os gestores importam?” 

JL: A resposta à questão é afirmativa, sem dúvida. Existem diferentes estilos de gestão, próprios de cada gestor, e isso traduz-se em diferentes escolhas em áreas muito diversas. Por exemplo, a personalidade dos gestores influencia a estratégia de crescimento das empresas (por corte de custos, escolhas de publicidade, I&D, etc.). E tem também impacto sobre as escolhas financeiras a realizar (escolhas de investimento, financiamento, etc.) Por isso, as diversas escolhas do gestor, em função da sua personalidade, acabam por afetar o desempenho das empresas. Isto é particularmente visível nas empresas onde o gestor tem mais poder.

Leia aqui a entrevista completa


Opinião do Portal da Liderança
 
É muito importante perceber como são tomadas as decisões nas empresas. Os erros cometidos pelos gestores traduzem-se na destruição de riqueza na economia, na diminuição do bem-estar dos cidadãos, na perda de postos de trabalho. 
 
Júlio Lobão, que já nos tinha trazido o livro Finanças Comportamentais, e com ele uma abordagem a um tema recente em Portugal, publica agora este livro sobre o quanto o fator humano pesa nas decisões empresariais e como prever as decisões que os gestores e investidores vão tomar para reduzir o risco da incorrer em más decisões.

Este livro encontra-se dividido em duas partes, uma primeira dedicada ao gestor e ao processo de tomada de decisões, e uma segunda focada nas decisões financeiras tomadas pelas organizações.

Recheado de exemplos atuais, é um livro que ajuda empreendedores, gestores e investidores a compreender a dimensão e o impacto das caraterísticas humanas dos decisores, a identificar tendências, prever comportamentos e a evitar cair em más decisões. 
 
Quando são chamados a decidir, trazem consigo um conjunto de caraterísticas cognitivas e emocionais que permitem explicar (e prever) as opções que vão realizar.”

Os pontos focados no livro:

1ª Parte:
  • Errar;
  • A decisão humana dentro e fora da empresa (mente enviesada; excesso de confiança; falácia):
  • Decisões em grupo;
  • Aprendizagem, competição e incentivos;
  • Decisões dos empreendedores;
  • Importância dos gestores;
  • Caraterísticas pessoais e percursos de vida dos gestores.

2ª Parte:
  • Decisões de investimento;
  • Decisões de financiamento;
  • Dividendos;
  • Fusões e aquisições;
  • Gestores não enviesados em mercados ineficientes;
  • Enviesamentos nas decisões financeiras;
  • Cultura organizacional, manipulação de informação e fraude;
  • Perspetiva comportamental para além das finanças.

A aplicação dos princípios comportamentais não se limita aos investidores e aos gestores.