Livro
Autor: R. Meredith Belbin
Edição: Março, 2010
Páginas: 204
Editor: Taylor & Francis
"Acima de tudo, o estilo simples de escrita de Belbin e os sumários no final de cada capítulo tornam-no num livro de trabalho muito acessível. Embora o foco empírico não atraia todos os leitores, fornece um fascinante contributo para o desenvolvimento de uma das mais influentes teorias de gestão dos nossos tempos." -- Rob Palethorpe, Industrial and Commercial Training Journal
"Uma das mais originais e imaginativas pesquisas em gestão… A compreensão da importância da construção de uma equipa continuará a ser um dos maiores fatores de sucesso no crescimento e desenvolvimento das empresas." - Prof. Thomas Kempner, Henley Management College
"Este livro deverá ser lido por todos os que sobre si recai a responsabilidade de orientar as suas organizações na seleção de equipas de gestão." - Personnel Management
- Benefit from Belbin's own experience of putting the Team Roles method into practice
- Succinct and practical information to enable managers to make a real difference in the workplace
- Real-life case studies show how to apply the theory in practice
Meredith Belbin's unique and widely-read work on teams has become part of everyday language for organizations around the world. For every manager, getting the most from their team is paramount in achieving superior results. Belbin's vital area of management research supersedes the usual preoccupations with qualifications and experience, considering instead the Team Role behaviours which shape everyday interactions in teams.
Management Teams: Why they succeed or fail is an account of the experimental study of management teams at Henley Management College from which Belbin's unique Team Role theory developed. Now in its third edition the original theory has been fully updated and rewritten in parts by the author, with chapter summaries and updated illustrations. This is the original book by Meredith Belbin, offering the only authoritative explanation of how Belbin's world-famous Team Role language came into being.
Meredith Belbin é um investigador e teórico de gestão inglês mundialmente conhecido pelo seu trabalho sobre gestão e equipas. Professor convidado e honorário da Henley Management College em Oxfordshire, foi Chairman da Industrial Training Research Unit e fundador da Belbin Associates.
Acompanhado por muitos estudos de caso que nos mostram como aplicar os conhecimentos transmitidos à nossa realidade, Belbin identifica, de uma forma prática e sucinta, como compor uma equipa de gestão equilibrada em dimensão e talentos que faça realmente a diferença.
Belbin aconselha-nos uma equipa de seis como a ideal, onde inclui um chairman, um responsável pela área financeira, um pelo marketing, um pela produção, um pelo services management e um pelas compras e RH/secretariado da empresa.
Explorando nove papéis possíveis dentro de uma equipa de trabalho, refere quais os que necessitam de um maior destaque em diferentes situações, como por exemplo:
- Em caso de conflito, recorrer a um forte co-ordinator ou a um team worker;
- Em caso de um risco elevado, ter um bom monitor evaluator;
- Se uma equipa é muito propensa a erros necessita mais uma vez de um bom monitor evaluator;
- Se está abaixo dos objetivos definidos, precisa de um bom completer finisher ou de um co-ordinator.
Belbin aconselha a que tenhamos uma clara perceção da pessoa e que lhe atribuamos funções de acordo com as suas capacidades naturais, uma vez que deste modo este sentir-se-á motivado e será mais produtivo, o que terá um efeito positivo em toda a empresa.
Todos os capítulos apresentam no final um resumo por tópicos das principais ideias veiculadas.
Este livro é, sem dúvida, um excelente guia para a composição e gestão de equipas, quer de gestão quer do staff, de modo a alcançar os melhores resultados em termos produtivos e relacionais.