É um líder com visão de avião?

string(35) "//www.youtube.com/embed/9-pqNq8R3Qs"

É um líder com visão de avião?
2 minutos de leitura

Quem lidera com visão de avião foca-se no grande plano, nos números, em analisar o mercado… e a liderança de proximidade acaba por ser muito ausente.

Alexandra Lemos

Imagine-se num avião a sobrevoar uma montanha que desconhece. À altitude considerável a que o avião é mantido em relação ao solo é possível avistar os contornos da montanha, o perfil do declive, a área geográfica que ocupa, a distribuição entre elementos distintos como rios, zonas mais áridas e outras de vertente mais clivosa, a presença de casas e a mancha da vegetação em termos globais.

Esta é uma visão macro, possível pela distância mantida em relação ao objeto de foco. Os líderes com visão de avião concentram-se em grandes números, em observar outras áreas geográficas em redor onde cabem parceiros de mercado, outros negócios e todo o contexto mais lato que rodeia a sua organização.

Embora vejam a montanha toda na sua extensão, no que toca a pessoas a visão de avião destaca-as como números com uma função produtiva para aparecerem resultados. A liderança de proximidade é muito ausente e carece desse estímulo de empatia e acompanhamento. 

É ou conhece algum líder assim? Na próxima semana apresentamos o líder com visão de carro. 

30-09-2016


Alexandra Lemos é coach, formadora, oradora, autora e apresentadora de televisão – assim se pode definir de forma sucinta a colaboradora do Portal da Liderança na área do coaching. Engenheira de formação, aos 45 anos é diretora no board of directors mundial da ICC – International Coaching Community (em 70 países). E tem mais de duas décadas de experiência profissional em várias PME e em multinacionais de referência, onde tem exercido executive coach e team coach. Sem esquecer que, na qualidade de engenheira, fez parte da equipa técnica que operacionalizou o sistema óleo hidráulico de acionamento das cofragens da ponte Vasco da Gama.