6 Passos para prolongar o sucesso das equipas

6 Passos para prolongar o sucesso das equipas
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Glenn Llopis, presidente do grupo com o seu nome e fundador do Centro de Liderança Hispânica, sugere seis maneiras de conseguir com que o sucesso das equipas se prolongue no tempo.  
 
Llopis refere que “os líderes que não têm medo de corrigir o que está errado, tomam decisões difíceis, estabelecem níveis de desempenho que são constantemente cumpridos e estão sempre a melhorar os processos”, relembrando que “a construção de equipas exige uma profunda compreensão das pessoas, dos seus pontos fortes e do que os motiva para trabalhar com outros.” E que “a construção de equipas requer gestão de egos, de pedidos de atenção e de reconhecimento, que nem sempre são justificados.” Para este, “a construção de equipas é uma arte e uma ciência e, um líder que constrói equipas com constantes elevados níveis de desempenho vale ouro. “


Historicamente são muitos os exemplos que temos de líderes que se destacaram pela sua capacidade de criar empresas e equipas que se destacaram. 

Llopis refere, no mundo do desporto John Wooden, que, segundo este, “ estabeleceu um padrão para os grandes treinadores ao levar a UCLA aos 10 NCAA campeonatos nacionais de basquetebol num período de 12 anos, sete vezes consecutivas. O seu sucesso foi tão icónico que Wooden criou a sua própria “Pirâmide para o Sucesso” por forma a ajudar os outros a serem excelentes através da sua sabedoria comprovada.” 

Já no mundo dos negócios, refere o icónico “Jack Welch, presidente e CEO da General Electric durante 1981 e 2000”, cujo “valor da sua empresa aumentou em 4000% durante o seu mandato. Em 2006, o património financeiro de Welch era de $720 milhões tendo lançado em 2009 o Jack Welch Management Insitute (Instituto de Gestão Jack Welch) na Universidade de Strayer”.

Segundo Glenn Llopis, “construir uma empresa requer o conhecimento de como criar equipas de longa duração”, o que faz com que “a maior parte dos gerentes nunca cheguem a líderes e a maior parte dos líderes não atinjam o auge do sucesso da liderança. É necessário ter a capacidade de dominar a “arte das pessoas” e saber como movimentar centenas, ou mesmo milhares de pessoas, nos momentos e horas certas. Isto significa saber como cada pessoa pensa e como utilizar corretamente as suas competências em todos os momentos. É como se estivéssemos a jogar um jogo de xadrez contínuo, ou seja, ter consciência de que cada mal jogada custará centenas de milhares, ou mesmo até milhões, à empresa (basta perguntar à BP e à Enron) ”.

Mas como é que avalia a sustentabilidade das equipas que lidera e o seu verdadeiro impacto na sua organização?

Glenn Llopis sugere seis passos a percorrer para conseguir que as equipas de sucesso durem no tempo:

1. Estar ciente de como trabalha
oculos“Ao liderar de uma equipa, deverá estar ciente do seu estilo e técnicas de liderança. É tão eficiente como pensa? São essas técnicas e esse estilo bem aceites pela equipa que está a tentar liderar? Avalie-se e seja crítico sobre aquilo que pode melhorar, especialmente nas áreas que beneficiem aqueles que está a liderar.
Apesar de estar no comando, a forma como trabalha pode não ser apreciada por aqueles que trabalham para si. Poderá ter boas intenções, mas certifique-se que é o responsável por corrigir os erros e modificar a sua abordagem, caso necessário, e assegure-se que está a liderar de uma forma convicta e de respeito.

Seja o seu próprio chefe. Seja flexível. Saiba quem é enquanto líder.

2. Conheça a equipa
“Assim como se deve responsabilizar pelas suas ações para maximizar o desempenho e os resultados, deve também conhecer a sua equipa e incentivar a camaradagem entre eles.” É muito importantes “acarinhar, entender as necessidades da sua equipa, abarcar as diferenças e ajudar os seus colegas a experienciar os significados dessas mesmas diferenças. Neste caso, a recolha de inteligência emocional significa aprender o que define as forças e as capacidades da sua equipa: quais as mais-valias de cada membro, quais os trunfos que escondem e o que necessitam de desenvolver.

Todos os grandes líderes sabem quais os botões a carregar e quando o fazer. São especialistas em acionar o talento à sua volta. São eficazes a corresponder as áreas especificas de experiência sobre cada assunto e/ou competência aos problemas a resolver, e a procurar novas soluções.

Conhecer totalmente a sua equipa significa que tem de investir tempo para perceber como é que eles pensam e o que os motiva a excederem as suas expetativas.

Pense que a sua equipa como peças de um puzzle que pode juntar de muitas e variadíssimas formas.

3. Defina claramente os papéis e as responsabilidades
Quando concluir o passo 2 com êxito, poderá, de uma forma mais eficiente e clara, definir quais os papéis e as responsabilidades de cada membro da sua equipa. Mas não pense que será uma tarefa fácil. Na realidade, irá verificar que o papel ideal para cada um nada tem a ver com a sua função atual.

As responsabilidades dos membros da sua equipa deverão estar interligadas e dependentes umas das outras. Isto não é diferente dos desportos de equipa, onde alguns jogadores são conhecidos como os “system players”, ou seja, podem não ser a pessoa mais talentosa na equipa, mas são os que sabem trabalhar melhor dentro dela. É por isso que se deve estar atento aos talentos que podem valorizar as pessoas, não só na capacidade para desempenharem o seu papel, mas também em termos da sua relação com a cultura do local de trabalho e as suas capacidades de trabalhar em equipa.

Por exemplo, uma vez tive um empregado que não era muito bom naquilo que fazia mas, em vez de o despedir, arranjei tempo para o conhecer e utilizei o seu natural talento para facilitador estratégico, que iria manteria todas as partes móveis dentro do departamento alinhadas e sempre em comunicação. Esta pessoa ajudou a equipa a tornar-se mais eficiente e poupou dinheiro à empresa, uma vez que evitava as más tomadas de decisão que ocorriam devido a falta de comunicação. Eventualmente foi promovido a um papel de gestor de projetos especiais.

Uma equipa deve funcionar como um mosaico onde as suas forças e diferenças se convertem numa única força.”

4. Seja proativo com o feedback
feedback1O feedback é a chave para assegurar que a sua equipa está a cumprir com o seu trabalho e que está a melhorar a cada dia que passa. O feedback deve ser proativo e constante. Muitos líderes apenas dão feedback depois terem ocorrido problemas.

O feedback é basicamente uma grande arte da comunicação. Deverá ser algo que é natural no diálogo de cada um e que poderá ser formal ou informal. Na verdade, se o feedback for demasiado estruturado e rígido, este não será tão autêntico e não terá tanto impacto.

Lembre-se de que cada equipa é diferente e que estas têm as suas próprias nuanças e dinâmicas. Trate-os como tal e não utilize a mesma “fórmula” para todos. Permita o feedback proativo, de modo a melhorar a sua equipa continuamente.

Leve o seu tempo a dizer a alguém o quê e como podem fazer melhor. Aprenda com eles. Não complique o processo de feedback construtivo. O feedback é comunicação bidirecional.”

5. Reconheça e Recompense
“Com o feedback proativo vem o reconhecimento e a recompensa. As pessoas adoram o reconhecimento mas apreciam mais o respeito. Aproveite o seu tempo para dar os merecidos elogios aos seus colegas de equipa. Já vi muitos líderes a darem o desempenho por certo, isto porque não acreditam que se deve elogiar alguém por fazer o seu trabalho.

Numa altura em que as pessoas querem sentir que estão a fazer alguma diferença, seja um líder atencioso e tranquilize a sua equipa de que está a prestar atenção aos seus esforços. Ao ser genuíno no reconhecer os outros e, ao mesmo tempo, ser respeitador, a lealdade e a confiança irão aumentar. Irá também fazer com que os membros da sua equipa se esforcem ainda mais.

Quando reconhecemos as pessoas pelo seu bom desempenho, estas irão sentir-se mais satisfeitas com o seu trabalho e que o seu trabalho tem um propósito. “

6. Celebre sempre o sucesso
festejar“Numa altura em que a incerteza é uma constante do dia-a-dia, deverá celebrar todos os seus sucessos. Isto vai para além do reconhecimento, pois trata-se de dar um passo atrás e refletir sobre o que conseguiu e o que aprendeu ao longo desse processo.

Com o ritmo acelerado de constante mudança no mundo do trabalho, as pessoas não tiram o tempo suficiente para perceber porque é que foram bem-sucedidos e qual o impacto que isso teve nos que estão à sua volta. Já vi líderes a caírem na armadilha do autoengrandecimento, por causa do sucesso das suas equipas, em vez de celebrarem as histórias de sucesso que, em muitos casos, exigiram muito esforço, sacrifício e perseverança.

A celebração é uma atividade pouco vivida. Não a ignore. Viva cada momento e lembre-se do que lhe permitiu chegar a essa meta.

Os líderes apenas são bem-sucedidos se as suas equipas o forem e os grandes líderes sabem que com a dinâmica de equipa correta, com decisões e personalidades diversas, todos ganham.”


Fonte: Forbes


Glenn LlopisGlenn Llopis é presidente do grupo Glenn Llopis e fundador do Centro de Liderança Hispânica, consultor e autor das seguintes obras Earning Serendipity: 4 Skills for Creating and Sustaining Good Fortune in Your Work,The Six Reasons Why Hispanic Leadership will Save America’s Corporations e Why a Personal Employee Brand will Save Your Career and Your Workplace. Anteriormente foi executivo de topo na indústria de bens embalados e empreendedor. Colabora frequentemente com a CNN, a Fox, a ABC, a NBC e a Univision.