Tom Davenport diz-nos que alguns elementos do sucesso da Google enquanto empresa inovadora são muito difíceis de imitar, mas outros podem ser aproveitados proveitosamente por quase todas as empresas.
- Criação de um ambiente onde seja fácil a movimentação entre o protótipo w o produto acabado;
- Construção de uma plataforma de escalonamento Radley (recolha automática de dados);
- Incentivo a um elevado número de inovações e testá-las de alguma forma na área de produção onde se integram;
- Gestão do conhecimento dos colaboradores;
- Forma como potenciam ao máximo o valor intelectual dos seus colaboradores;
- Modo como tomam decisões com base em análises e dados do mercado;
- Teste virtual aos produtos e com grupos-alvo.
Relativamente à grande resistência e tolerância da Google ao fracasso e o que temos a aprender com eles, menciona:
- A humildade da equipa sénior, que admite que não sabe e que vão aprender e trabalhar com a equipa;
- A forma como avaliam o sucesso ou o fracasso;
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O facto de o CEO não controlar todos os processos de inovação, delegando, numa cultura que organizada no caos controlado e que acredita que se o CEO controlasse todos os processos de inovação não haveria inovações suficientes na empresa.
Davenport diz-nos que o que leve os talentos a quererem trabalhar na Google é o facto de qualquer colaborador, mesmo os recém-contratados, poderem rapidamente trazer novas ideias, formas de organizar o trabalho criando impacto.
Tom Davenport é responsável pela área de Tecnologia da Informação e Gestão na Babson College. Os seus artigos e livros sobre reengenharia de processos de negócio, gestão do conhecimento, conhecimento da produtividade do colaborador e análise da competitividade contribuíram para um maior conhecimento dessas áreas. Autor de vários livros, escreveu artigos para publicações como a Sloan Management Review, California Management Review, Financial Times, Information Week e a CIO.