Os membros da equipa confiam mais uns nos outros que no líder?

Os membros da equipa confiam mais uns nos outros que no líder?

Quando os funcionários confiam mais nos seus pares do que na liderança, o desempenho ressente-se e, em última instância, é o desempenho da empresa que fica em causa.

O líder tem a responsabilidade de pugnar pela confiança dos colaboradores. Afinal, haver confiança na liderança de topo tem impacto direto na postura dos funcionários e no seu desempenho, de acordo com um estudo conduzido pela americana Globoforce (junto de 828 pessoas). E os trabalhadores que têm um elevado nível de confiança em relação aos líderes seniores são os mais propensos a gostar dos seus empregos. Mas a pesquisa da Globoforce também detetou um problema: 80% dos entrevistados dizem que confiam nos seus pares, enquanto apenas 72% afirmam ter confiança nos chefes, e só 65% confiam nos líderes seniores.
Assim, e dada a importância que os líderes têm na construção de uma melhor relação de confiança com os funcionários da empresa, por onde devem começar? Por cinco tipos de comportamentos:

1. Aumentar a transparência
Para começar a construir confiança, enquanto líder, deve aumentar a transparência. É importante partilhar informação oportuna quando possível com os colaboradores. Os líderes também devem estar disponíveis para as suas equipas, admitir os erros quando estes acontecem e esforçar-se por melhorar a vida dos funcionários no local de trabalho. Pode ser um desafio determinar até que ponto deve ser transparente, mas ir pedindo feedback aos colaboradores pode dar-lhe uma ideia. 

2. Ampliar o reconhecimento
Igualmente importante para a transparência é o reconhecimento dos trabalhadores. De acordo com o estudo da Globoforce, os funcionários que tiveram alguma forma de reconhecimento mais recente expressam maior confiança na sua liderança. Os colaboradores cujo desempenho foi reconhecido um mês antes do estudo demonstraram uma taxa de confiança de 82% nos líderes seniores, em comparação com uma taxa de 48% por parte daqueles que não tiveram qualquer tipo de reconhecimento.
Assim, e no sentido de melhorar a confiança, reconheça tanto as realizações individuais como os sucessos da equipa. Melhor ainda, cite exemplos específicos do trabalho valioso dos funcionários – certifique-se que reconhece os feitos com regularidade. E a confiança surgirá naturalmente. 

3. Colocar menos ênfase na antiguidade
Trate todos os colaboradores com o mesmo nível de respeito. Dados divulgados em fevereiro de 2015 pela Virgin Pulse revelam que quase 60% dos inquiridos numa pesquisa realizada nos EUA ​​afirmam que o relacionamento com o empregador impacta de forma positiva o seu enfoque ou produtividade no trabalho, e 44% dizem que tem um impacto positivo nos seus níveis de stress.
Tente criar ambientes de trabalho inclusivos. Dê a todos uma voz igual, ao invés de dizer “estes são os líderes, e eles têm todo o poder”. Quando o líder estabelece um ambiente de trabalho que valoriza os funcionários de forma igual estes sentem-se mais inclinados a confiar na liderança sénior; confiança que conduz a todos os benefícios adicionais, como maior enfoque e produtividade. 

4. Passar mais tempo com cada um
Passar tempo com os colaboradores individualmente é outra maneira de fortalecer o relacionamento. Apenas 15% dos trabalhadores acreditam que o seu feedback é “muito valorizado” pelos superiores hierárquicos, de acordo com uma análise realizada em março de 2015 pela americana 15Five. E 58% dos funcionários referem que os chefes valorizam o seu feedback apenas de forma moderada, pouco ou nada.
Permita que os colaboradores deem feedback aos líderes, e vice-versa. Esta comunicação de duas vias é importante para construir relacionamentos. Passe algum tempo a conhecer as vitórias e dificuldades dos funcionários em primeira mão. Também é essencial que implemente alterações a partir do que apreendeu durante o tempo que passou com eles. 

5. Participar nos eventos da empresa
Além do tempo que passa com cada um, o tempo passado em equipa, todos juntos, também é importante. De acordo com 90% dos trabalhadores inquiridos pela Unify (empresa do grupo Atos), o cenário ideal para os líderes participarem é um ambiente de trabalho informal. Organizar e participar em eventos no local de trabalho com os funcionários torna o ambiente mais divertido e torna a cultura da empresa mais forte. Quando o líder faz um esforço para fazer parte da equipa contribui para a confiança desta na liderança. 

Construir confiança leva tempo, mas, ao tomar medidas para melhorar o relacionamento, os líderes podem criar um ambiente de trabalho ideal para todos, em todos os níveis da empresa.

Tem noção de até que ponto inspira confiança naqueles com quem trabalha? Experimente fazer este survey

26-06-2016

Fonte: Entrepreneur


Portal da Liderança