Ganhe a confiança de quem o rodeia com 4 simples frases

Ganhe a confiança de quem o rodeia com 4 simples frases

Os trabalhadores funcionam melhor se considerarem que a liderança é digna de confiança.

Susan Steinbrecher

Esta é a principal conclusão do Projeto Aristóteles, uma análise levada a cabo pela gigante tecnológica Google com o objetivo de estudar o desempenho dos colaboradores. A ideia subjacente era entender por que certas equipas prosperam enquanto outras se debatem com dificuldades. A pesquisa avaliou mais de 100 equipas da companhia americana, cruzando dados de desempenho e as especificidades dos seus membros, e analisou anos de dados. O resultado mostra o que qualquer bom líder já sabe: a segurança psicológica é o segredo para a criação e manutenção de equipas de sucesso.

Amy Edmondson, professora na Harvard Business School, nos EUA, descreve a segurança psicológica como “um ambiente de equipa caracterizado pela confiança interpessoal e respeito mútuo em que as pessoas estão confortáveis ​​sendo elas próprias”.

O estudo da Google reforça o que já sabemos: que as pessoas precisam da sensação de segurança para ter um bom desempenho no trabalho. Honestidade, transparência e uma atmosfera geral de respeito mútuo são fundamentais na construção de uma rede de segurança psicológica para a sua equipa. Mas, primeiro, tem de ganhar – e manter – a confiança dos seus colaboradores.

A construção de confiança irá permitir que desenvolva relacionamentos significativos e cultivar uma compreensão mútua tácita – que os seus funcionários podem contar consigo porque faz o que diz e diz o que pensa. Por sua vez, eles vão fazer o mesmo por si. A sensação de segurança, criada por si, o líder, significa que a autoestima dos seus colaboradores é mantida; há um porto seguro de confiança que lhes permite falar livremente e pensar de forma mais criativa, sem se sentirem rejeitados ou envergonhados.

Tem assim a possibilidade de ter um impacto significativo se tiver a confiança dos seus trabalhadores. Torne prioridade injetar alguma dose de otimismo em cada dia de trabalho. Esteja ciente de que as suas palavras têm o poder de influenciar as opiniões e ações dos outros. Se tratar os membros da equipa com respeito e compreensão, haverá confiança interpessoal e uma sensação de segurança. Nesse sentido, seguem-se algumas frases que ajudam a incutir confiança no seio da sua equipa:

1. “O que posso fazer para ajudar?”
Quando está realmente empenhado em ajudar os outros, cria-se um efeito dominó. Os seus colaboradores terão mais entusiasmo por trabalhar consigo e para si se acreditarem que os apoia. Se disser “sei que este projeto é importante para vocês. Como posso ajudar?”, pode mover montanhas. Certifique-se de que mantém a promessa de ajudar.

2. “Confio na sua decisão”
Se os seus funcionários sentem que confia neles para fazerem a coisa certa, tal potencia a motivação e a produtividade. Lembre-se de que, para ser de confiança, em primeiro lugar o líder tem de confiar.

3. “O que posso fazer de diferente?”
Sirva aqueles que lidera, e não o contrário. Deixe as pessoas saberem que as suas opiniões contam. Parte do seu trabalho como líder é remover as barreiras para o sucesso, observando o que poderá estar no caminho dos seus trabalhadores e os impede de alcançarem os objetivos. Veja como pode facilitar o progresso deles sem no entanto eliminar a responsabilização.

4. “Qual pensa ser o nosso melhor curso de ação?”
Faça perguntas em vez de disparar ordens. Ao pedir a opinião de alguém está a obter informação considerável. Esta abordagem faz com que fique mais próximo dos membros da sua equipa, dado que é visto como um líder que valoriza as perspetivas dos outros e que se preocupa o suficiente para pedir feedback.

Confie nas pessoas que lidera. Diga “obrigado” com mais frequência; admita quando está errado e esteja recetivo a novas ideias. Quando se esforça para desenvolver relações mais significativas com os seus colaboradores acaba por experimentar uma forma mais profunda e frutífera de sucesso – e que não pode ser medida pelo lucro.  

Entretanto, saiba até que ponto inspira confiança nos outros neste survey.

19-12-2016

Fonte: Inc.com


SusanSteinbrecherSusan Steinbrecher, consultora e CEO da Steinbrecher and Associates, é coautora do livro “Heart-Centered Leadership: Lead Well, Live Well”, e autora do best seller da Amazon “KENSHO: A Modern Awakening”.