Universidades: novo ranking

Universidades: novo ranking
1 minuto de leitura


A próxima geração de descobertas científicas inovadoras vai, muito provavelmente, surgir a partir do trabalho de novas equipas científicas interdisciplinares. Ao combinar conhecimentos de áreas como a inteligência artificial (IA), saúde, logística, finanças e ciência, podemos enfrentar os desafios mais prementes do mundo.

O recém-lançado “Interdisciplinary Science Ranking” – desenvolvido numa parceria entre a Times Higher Education (THE) e a Schmidt Science Fellows (iniciativa da fundação filantrópica Schmidt Sciences de Eric e Wendy Schmidt que apoia investigadores interdisciplinares através de bolsas de investigação) – reconhece as melhores universidades que realizam investigação científica de forma pioneira.

Neste ranking inaugural, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts surge em 1.º lugar, seguido pela rival da costa oeste dos EUA, a Universidade de Stanford. Aliás, os institutos americanos dominam, ao ocuparem sete das 10 primeiras posições.

Mas Singapura também brilha, com a Universidade Nacional de Singapura em 3.º lugar, e a Universidade Tecnológica de Nanyang no 9.º. Em 7.º entre as 10 melhores do mundo, está a europeia Universidade de Wageningen, nos Países Baixos.

Fonte: “Interdisciplinary Science Ranking”, Fórum Económico Mundial

05-12-2024


Portal da Liderança