A comunidade empresarial espera que a transição verde tenha um impacto positivo nas economias, embora existam diferenças significativas entre países, segundo o relatório “Accelerating an Equitable Transition: Policy Guidelines for Impact”, do Fórum Económico Mundial.
Os países que já estão no bom caminho no desenvolvimento de tecnologias verdes tendem a ter expectativas mais optimistas para a economia – é o caso dos EUA. Da mesma forma, as nações de rendimento elevado com uma economia baseada em serviços e forte apoio social – como os países nórdicos, Reino Unido e Singapura – tendem a ter uma perspetiva positiva. E as economias emergentes de elevado crescimento, bem posicionadas para beneficiar da transição verde, como a Indonésia e a Costa Rica, também estão globalmente otimistas.
Os principais exportadores de combustíveis fósseis estão mais divididos – aqueles que já estão a diversificar vêem oportunidades, incluindo em torno de minerais críticos ligados à transição; já aqueles que ainda não investiram estão mais cautelosos.
As nações no início da transição ecológica tendem a ser neutras quanto ao impacto, preocupadas com a dimensão do desafio e com as metas ambiciosas que este exige. Os países da Europa Central e Oriental são pessimistas.
Fonte: “Accelerating an Equitable Transition: Policy Guidelines for Impact”, Fórum Económico Mundial
27-11-2024
Portal da Liderança