A moderação de conteúdo online tem sido considerada um problema difícil por uma razão: em muitos aspetos, é uma barreira negligenciada pelas empresas concebidas para atrair grandes audiências e extrair delas as reações o mais impactantes possível. Pode-se confiar nos moderadores para arbitrar de forma instantânea questões de direito de expressão?
Tal como tantos outros aspetos da nossa existência cada vez mais automatizada, os humanos ainda desempenham um papel central na moderação das redes sociais. Os cubículos de escritório cheios de trabalhadores a olhar para ecrãs e a tomar decisões rápidas sobre o conteúdo podem ter dado lugar à inteligência artificial e à aprendizagem automática, mas são as pessoas sobrecarregadas e subestimadas que permanecem a última linha de defesa.
Entretanto, já há vários países a concentrar-se em formas de aumentar a transparência relacionada e de aumentar as proteções. Mas prevêm-se anos complicados para equilibrar salvaguardas mais fortes com a exigência de liberdade de expressão.
Fonte: Fórum Económico Mundial
16-10-2024
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