Energia nuclear – os maiores produtores do mundo

Energia nuclear – os maiores produtores do mundo
1 minuto de leitura


A produção de energia nuclear nos EUA é mais do que o dobro da quantidade produzida pela China (em 2.º lugar) e pela França (3.º) juntas. No total, os EUA são responsáveis por quase 30% da produção global de energia nuclear – dados do Instituto de Energia Nuclear, atualizados pela última vez em agosto de 2022 (com a energia medida em terawatts-hora (TWh)).

No entanto a energia nuclear representa apenas um quinto do fornecimento de eletricidade nos EUA. Enquanto França gera 60% da sua eletricidade a partir de centrais nucleares.

Já a China aumentou de forma rápida a capacidade em energia nuclear na última década. Entre 2016 e 2021, por exemplo, aumentou a sua quota na produção mundial de energia nuclear de menos de 10% para mais de 14%, ultrapassando a França na 2.ª posição. No extremo oposto, a quota do Reino Unido caiu para 2% no mesmo período.

Entretanto, a Ucrânia depende bastante da energia nuclear para alimentar a sua rede. Em março de 2022 perdeu o acesso à sua principal central nuclear de Zaporizhia, após as forças russas terem ocupado as instalações. Com seis reatores de 1.000 MW, é uma das maiores da Europa.

Fontes: Visual Capitalist/Instituto de Energia Nuclear

14-05-2024


Portal da Liderança