As 100 marcas mais valiosas em 2024

As 100 marcas mais valiosas em 2024
1 minuto de leitura


Juntas, as 100 insígnias mais valiosas do mundo valem acima de 5 mil milhões de dólares. As marcas desempenham um papel importante na geração de valor para os acionistas, mas identificar quanto vale uma insígnia pode ser um desafio.

No geral, o valor de uma marca é calculado tendo em conta até que ponto gerou lucros para a companhia. A britânica Brand Finance analisou empresas individuais em conjunto com as suas subsidiárias (como o caso da Meta, detentora do Instagram e do WhatsApp). O investimento numa insígnia pode render dividendos durante décadas, mas como estes benefícios financeiros podem ter várias interpretações, a maioria dos reguladores financeiros não costuma aceitar os ativos das marcas nos balanços. Ou seja, no caso da Apple, está a perder um dos ativos mais valiosos nos seus relatórios financeiros – a insígnia avaliada em 516,6 mil milhões de dólares.

Já o valor da marca Tesla caiu para 58,3 mil milhões de dólares, o que a fez sair do top 10. Tal deve-se a um aumento nas vendas dos fabricantes de veículos elétricos mais acessíveis, sobretudo a BYD: suportada pela forte procura no mercado chinês, tornou-se a empresa de veículos elétricos mais vendida no mundo em 2023.

Fontes: Visual Capitalist/Brand Finance

22-02-2024


Portal da Liderança