Como está a liderança no feminino no setor público?

Como está a liderança no feminino no setor público?
1 minuto de leitura


Menos de metade dos cargos de liderança em instituições do setor público – do Governo à polícia – eram ocupados por mulheres em 2022; apesar de, globalmente, elas representarem 46% da força de trabalho do setor público, indica o relatório “Global Gender Gap Report 2022”, do Fórum Económico Mundial. E o empoderamento político atinge uns meros 22%.

Apenas 1 em cada 3 gestores ou supervisores é mulher, e são precisos mais 140 anos para alcançar paridade, de acordo com o relatório “Progress on the Sustainable Development Goals: The Gender Snapshot 2022”, da ONU. E pode demorar 286 anos para eliminar leis discriminatórias e as lacunas nas proteções legais para mulheres e meninas em todo o mundo. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 foram analisados pela ótica do género no sentido de mostrar como a desigualdade de género persiste. E, segundo este relatório, “em todos os lugares onde as decisões são tomadas, a paridade de género está longe de ser alcançada”.

Fonte: “Global Gender Gap Report 2022”, Fórum Económico Mundial/“Progress on the Sustainable Development Goals: The Gender Snapshot 2022”, ONU

09-03-2023


Portal da Liderança