Eduardo Catroga: Precisamos de lideranças

Eduardo Catroga: Precisamos de lideranças
2 minutos de leitura

A cerimónia de entrega dos prémios da 7.ª edição dos Best Leader Awards decorre na próxima quarta-feira, dia 2 de março, no Palácio Foz, em Lisboa.

Nesse âmbito, recuperamos um depoimento ao Portal da Liderança de Eduardo Catroga, presidente da comissão de avaliação dos galardões.

 




Eduardo Catroga destaqueEduardo de Almeida Catroga licenciou-se em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em 1966, tendo recebido o Prémio Alfredo da Silva. Foi assistente do ISCEF, de 1968 a 1974, onde permaneceu como professor catedrático convidado, a partir de 1990. Em 1979 frequentou o Program for Management da Harvard Business School. Começou a exercer funções no setor privado em 1967, na CUF, como diretor financeiro e diretor de planeamento, depois nomeado membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, entre 1974 e 1975. Mais tarde foi vice-presidente executivo da Quimigal, de 1978 a 1980. Em 1981 passou a administrador delegado da Sapec, onde é presidente do Conselho de Administração. Acumula estas funções com as de administrador (não executivo) da Nutrinveste, do Banco Finantia e membro do Conselho-Geral e de Supervisão da EDP. Desde 2011 que preside ao Conselho Leonino do Sporting Club Portugal. Em fevereiro de 2012, após a venda de parte do capital da EDP à China, foi eleito presidente do Conselho Geral e Supervisão da EDP. Foi chamado a funções governativas, como Ministro das Finanças do XII Governo Constitucional, o terceiro de Cavaco Silva, entre dezembro de 1993 e outubro de 1995. Publicou "Política Económica – 22 Meses no Ministério das Finanças" (1995) e "Intervenções sobre Política Económica" (vol. I, Discursos e vol. II, Debates e Entrevistas, 1995), além de numerosos artigos em revistas da especialidade nas áreas da política económica, economia portuguesa e estratégia empresarial. Em 2007 foi-lhe atribuído o Prémio Carreira de Economista pela Ordem dos Economistas, e a distinção de Antigo Aluno do Ano pelo ISEG. Em 2006 foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Em abril de 2011 foi o economista indicado pelo PSD para acompanhar as negociações com a troika (FMI, UE e BCE). É presidente da Comissão de Avaliação dos Best Leader Awards.