Líder na Política: Martin Luther King Jr.

Líder na Política: Martin Luther King Jr.

A Personalidade

Martin Luther King, Jr. (1929 - 1968) foi um pastor protestante e ativista político americano. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. A 14 de outubro de 1964, King tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz. Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro.

Sugestão de Leitura

martinlutherkingbioTítulo (PT): Eu Tenho um Sonho
Subtítulo: A Autobiografia de Martin Luther King
Título (BR): Um Apelo à Consciência - Os Melhores Discursos de Martin Luther King
Título (EUA): The Autobiography of Martin Luther King, Jr.
Autor: Martin Luther King Jr.; Clayborne Carson

Páginas: 436
Editor: Bizâncio (PT); Jorge Zahar (BR); Grand Central Publishing (EUA)

Este livro reúne os inúmeros textos de Martin Luther King, muitos deles nunca publicados, fundidos num relato único como se de uma autobiografia se tratasse, mas preservando a sua integridade. Temos assim uma narrativa que traça a vida de King até ao fim (seria assassinado em 1968, com 39 anos), partindo de textos de base de períodos muito diferentes dessa mesma vida. As ideias, as lutas, a vida de um homem extraordinário.

Lições de Liderança de Martin Luther King Jr.

Como planeia converter os seus sonhos em ações?

Luther-King-Licoes-LiderancaMartin Luther King, cujo dia nacional nos Estados Unidos se comemora na terceira segunda-feira de janeiro, tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. São muitas as lições que deixou aos líderes e muito é que há a aprender com ele.

  • 1ª Lição: Comprometa-se completamente com a sua causa.


Luther King era um visionário e tinha um sonho muito maior do que a época em que viveu. Mas isso é que realmente carateriza os líderes visionários. O seu discurso “I Have A Dream” (Tenho um sonho) deu origem à crença e ao humanismo da consciência nacional sobre os direitos civis nos Estados Unidos. 

Discurso de Martin Luther King Jr. em 28 de agosto de 1963

Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos a serem julgados pela sua personalidade e não pela cor da sua pele." -- Martin Luther King

Minibiografia de Martin Luther King Jr.

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." -- Martin Luther King