O segredo de Silicon Valley para motivar funcionários

O segredo de Silicon Valley para motivar funcionários
4 minutos de leitura

A motivação dos colaboradores é uma preocupação de todas as empresas, de todas as equipas, bem como de todos os gestores. Mas, como nos diz Kevin Kruse, o sitio onde a ética de trabalho é mais lendária é em Silicon Valley. 

Kevin Kruse, referido no Top 100 Business Thought Leaders, apontou recentemente na Forbes o que entende ser o segredo que Silicon Valley encerra no que concerne a motivar os colaboradores. 

Como é que as empresas de Silicon Valley fazem com que os seus funcionários trabalhem durante o fim de semana ou durante toda a noite? Como é que conseguem que deem tudo por tudo até ao lançamento do produto? Como é que fazem para mantê-los focados em atingir o objetivo e não nas horas que faltam para se irem embora? 

Segundo Kruse, “muitas pessoas respondem que são as regalias, o que é errado. Embora as empresas de Silicon Valley sejam famosas pelas suas mesas de matraquilhos, pelas refeições grátis, pelas máquinas de café e pelo serviço de lavandaria, as regalias são uma conveniência, não um motivador”. 

“Outras respostas erradas são as opções de ações e equidade”, diz Kruse. “Embora a equidade seja um motivador, a maioria dos funcionários não tem nem as opções suficientes nem o tempo de existência necessário para que os seus esforços garantam milhões. E muitas startups são fracassos mais do que sucessos”, diz Kruse.

Maynard-Webb-ebay“Descobri, recentemente, o verdadeiro segredo para motivar funcionários quando entrevistei o Maynard Webb, um líder lendário de Silicon Valley”, diz Kruse. Webb foi presidente da tecnologia do eBay nos inícios da empresa e responsável pela resolução dos problemas do servidor. Atualmente é presidente da LiveOps, faz parte dos conselhos da Salesforce.com e da Yahoo, e tem um novo livro no mercado – “Rebooting Work: Transform How You Work in the Age of Entrepreneurship”. 

“Webb explicou que, em tempos de crise, é mais fácil motivar e envolver os funcionários, porque o trabalho em si é motivador. Quando a sua equipa de operações estava ocupada com o problema do servidor do eBay, estes sabiam que a sobrevivência da empresa dependia deles. Viam o seu trabalho como um ato de heroísmo. Eram os heróis da empresa. No entanto, heróico não é sustentável.

Webb explicou que, para motivar os funcionários durante um longo período de tempo, “tem que se ter um propósito maior. Tem que se explicar qual o propósito maior a todos eles, todos os dias”. No caso do eBay, Webb e a sua equipa viram o seu trabalho como “permitir a criação de um exército de empresários”, ou seja, de utilizadores do eBay”, diz Kruse.

“Webb disse que passou de "combatente a incêndios a contador histórias" e a focar-se na quantidade de volume com que conseguiam lidar”, diz Kruse. “De facto, durante o seu tempo no eBay, a equipa de Webb permitiu um crescimento de 140 milhões de dólares em receitas para mais de 6 biliões em 2006 e um crescimento de 250 para mais de 12.000 funcionários.” 

Quer funcionários super motivados que farão qualquer coisa?

Kruse aconselha a que se “foque no propósito maior da sua organização, ou seja a verdadeira razão da sua existência para além do retorno económico, e assegure-se que a sua equipa compreende que os seus esforços diários contribuem para essa missão”.

Fonte: Forbes

 


Kevin-KruseKevin Kruse é um empreendedor continuado e autor best-seller. Este aponta a liderança apaixonada e o envolvimento dos colaboradores como os fatores base do sucesso que alcançou na criação e venda de várias empresas tecnológicas por vários milhões de dólares. Ao longo do seu percurso já premiado com o Inc 500 e vários prémios Best Place to Work. É autor de vários livros, entre eles o NY Times bestseller “We: How to Increase Performance and Profits Through Full Engagement”, nomeado como um dos melhores livros de 2011 pela 800-CEO-Read. Colunista sobre liderança da Forbes, foi referido como um dos Top 100 Business Thought Leaders pela Trust Across America.