Livro |
Autor: André Leonardo
Edição: 2015
Páginas: 248
Editor: Esfera dos Livros
Preço: €13,50
Sinopse • Autor
Sinopse |
“Uma homenagem aos empreendedores de todo o mundo” – é assim que o empresário Mário Ferreira, jurado na versão portuguesa do programa de televisão Shark Tank, define este livro. Em “Faz Acontecer” André Leonardo apresenta histórias inspiradoras com as quais se foi deparando nos 126 mil quilómetros de viagem que percorreu por 23 países.
Inspirado em Fernão Magalhães, o açoriano de 24 anos iniciou uma expedição à volta do globo com um objetivo: procurar energia e ânimo para além da “crise” e da “dívida”, o que pressupunha estabelecer contacto com pessoas positivas, deixar-se contagiar por empreendedores, tanto nos negócios como na vida. O autor queria “aprender com gente que vencia todo o tipo de adversidades e que, mais do que criar empresas ou promover projetos, fazia acontecer encarando o presente e o futuro com otimismo e com capacidade de sonhar”. Para André Leonardo, era urgente recolher esses casos em culturas e contextos político-económicos radicalmente distintos – e, no entanto, todos ligados pela mesma vontade de fazer acontecer. Isto sem esquecer de promover Portugal, as empresas portuguesas e a Lisboa Startup City, da qual é orgulhosamente o primeiro embaixador.
É a partir desta experiência que o também empreendedor – ou não tivesse montado o seu primeiro negócio aos seis anos de idade com a venda de flores porta a porta – apresenta histórias inspiradoras, onde o termo empreendedorismo ganha um novo sentido e se revela como um estilo e uma atitude de vida que é independente do meio e do tempo em que vivemos. É o caso do português Ricardo Teixeira, que, tendo ficado tetraplégico, continuou a “lutar”, passou pela gigante Microsoft e criou a sua própria empresa, que conta com cerca de 600 funcionários; ou o jovem da Tanzânia que se tornou num orador motivacional após, na infância, ter conseguido fazer a instalação elétrica na sua casa a partir dos livros que requisitou na biblioteca local; ou a empreendedora brasileira Bel Pesce que, contra todas as probabilidades, entrou no MIT, fundou uma empresa e, graças à forma como encara as adversidades, se tornou ainda jovem numa das pessoas mais influentes no seu país; ou ainda a história do “Cristiano Ronaldo indiano” que, para sobreviver, se tornou num limpador profissional de ouvidos, e que, num contexto particularmente duro, consegue sobreviver.
22-09-2015
Sobre o Autor |