Livro
Título: Alexandre Soares dos Santos: Um empresário de sucesso num país em crise
Autor: Filipe S. Fernandes
Edição: março, 2014
Páginas: 203
Editor: Matéria-Prima
Alexandre Soares dos Santos é uma figura incontornável do panorama empresarial português. Discreto mas determinado, tem sido presença regular no topo da lista dos homens mais ricos do país. É o líder a Jerónimo Martins, um gigante da distribuição, que não hesita em dizer o que pensa, em afrontar os poderes instalados quando considera ser necessário. Apesar de preferir o diálogo e o consenso, gosta de um bom conflito, de argumentar, mesmo que isso implique estar nas luzes da ribalta e dar azo a alguma polémica.
Depois de 45 anos à frente de um grupo empresarial que hoje está presente em cários países, Alexandre Soares dos Santos passou recentemente o testemunho ao seu filho Pedro. Neste livro, o jornalista Filipe S. Fernandes faz uma análise sobre o percurso, a carreia e a estratégia de Alexandre Soares dos Santos. Revela a forma como geriu as vitórias e os fracassos da Jerónimo Martins ao longo de décadas, como enfrentou duas doenças graves e o impacto que isso teve junto da liderança do Grupo, e como preparou a sucessão numa empresa familiar, sempre com base na meritocracia.
Fique a conhecer melhor o homem que desafia chefes de Governo, que prefere não baixar os salários quando outros o fazem, e que está farto de ouvir chamar “gatunos” aos que têm iniciativa privada. Alguém que costuma tomar as grandes decisões sozinho, de manhã quando acorda, mas depois de ouvir quem o rodeia.
Filipe S. Fernandes é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e iniciou a sua carreira de jornalista em 1985 no jornal Semanário. Em 1988 integrou a equipa fundadora da revista de negócios Exame, e, três anos depois, fez parte do grupo de criadores da revista Fortuna, depois Fortunas & Negócios. Entre 2000 e 2012 foi editor do Diário Económico e do Jornal de Negócios e director-adjunto da Exame. É autor de vários livros.
Há 25 anos, tinha 35 lojas em Portugal. Hoje aproxima-se rapidamente das 3 mil; aliás, na Polónia, o objetivo para 2015 é chegar a este valor.
Há 25 anos, as vendas eram de 250 milhões de euros. Em 2013 atingiu os 11,8 mil milhões.
Índice:
Cap. II: As polémicas e os portugueses
Cap. II: Como os Santos chegaram à Jerónimo Martins
Cap. III: Alexandre Soares dos Santos muda a Jerónimo Martins
Cap. IV: O nascimento do gigante
Cap. V: A internacionalização quase perfeita (1995 - 1998)
Cap. VI: A crise e a doença depois das aquisições (1999 - 2002)
Cap. VII: As lições da crise e o início da sucessão
Cap. VIII: A criação da Fundação e a passagem de testemunho (2009 - 2013)