Mourinho - A Descoberta Guiada

Mourinho - A Descoberta Guiada

Livro

TítuloMourinho - A Descoberta Guiada: Criar e gerir equipas de sucesso
Autor: Luís Lourenço
Edição:Outubro, 2011
Páginas178
EditorPrime Books


Sinopse

Este livro, que contou, para além do próprio José Mourinho, com a participação especial de alguns dos mais carismáticos jogadores por si liderados - Vítor Baía, Jorge Costa, Didier Drogba e Deco -, explica-nos, de uma forma simples e prática, todos os principais fatores que fazem do treinador português um líder mundialmente reconhecido pela sua capacidade de criar e gerir equipas de sucesso. 

Ajuda-nos ainda a compreender a forma como esses mesmos factores podem ser transpostos e aplicados ao universo das empresas e das organizações em geral. 

Como refere Didier Drogba a propósito da edição deste livro, "Mourinho não me ensinou a jogar futebol. Eu sei jogar futebol. Ele ensinou-me foi a jogar em equipa, o que é algo diferente. E é por isso que onde quer que ele se encontre, atinge o sucesso". 

Prefácio de Isabel Vaz, presidente do Espírito Santo Saúde.


Sobre o autor

Luis-LourençoLuís Lourenço é doutorado em Economia, área Economia de Empresa e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação. Professor Auxiliar na Universidade Europeia/Laureate International Universities. Conferencista. Coordenador do Masters em Sports Management da Escola de Estudos Universitários do Real Madrid, em Portugal. Coordenador da Pós Graduação em Treino e Nutrição da Escola de Estudos Universitários do Real Madrid, em Portugal. Comentador residente na estação televisiva Económico TV (2010-2012). Comentador na estação televisiva CMTV (2013-). Escreveu a biografia oficial de José Mourinho. Autor dos livros José Mourinho, José Mourinho: Um Ciclo de Vitórias, Liderança: As Lições de Mourinho e Mourinho A descoberta Guiada. Jornalista Editor da TSF, desde a sua fundação e durante dezassete anos, tendo como enviado especial conhecido mais de setenta países em todos os continentes do mundo (1987-2004). Jornalista Presidencial, acreditado no Palácio de Belém entre 2001 e 2003. Trabalhou também como jornalista na estação televisiva SIC e no jornal O Jogo. Presidente do Vitória de Setúbal e VFC/SAD (2008-2009) e administrador do Vitória de Setúbal/SAD (2005), ano em que o clube venceu a Taça de Portugal. Medalha de Honra da cidade de Setúbal por mérito desportivo.


Entrevista

Portal da Liderança (PL):  O que poderão os líderes esperar deste "Mourinho - A descoberta guiada"?

Luís Lourenço (LL): Acho que poderão esperar não só exemplos de liderança, mas fundamentalmente exemplos de vida. Uma vida de alguém altamente eficaz no trabalho que desenvolve, cujo currículo fala por si. O livro apresenta-nos o homem e a sua liderança. Apresenta-nos a forma como Mourinho atingiu o sucesso e porque o conseguiu. Depois, é tirar conclusões e operacionalizar um caminho, um método vencedor. Mas atenção, não se trata de tentar imitar Mourinho. Seria o maior erro. Todos os contextos são diferentes, todas as pessoas são diferentes, todos os liderados são diferentes. O próprio Mourinho adapta o seu estilo de liderança aos diversos contextos em que se insere. Ele não é o mesmo líder no Inter ou no Chelsea. Trata-se de Inteligência Contextual, no fundo. Logo, o que podemos operacionalizar na nossa organização é o modelo de liderança de Mourinho, não o estilo de liderança de Mourinho.

PL: Para a elaboração de "Mourinho - A descoberta guiada", entrevistou quatro futebolistas que trabalharam com o técnico: Jorge Costa, Vítor Baía, Didier Drogba e Deco. De que forma é que estas foram significativas para este livro? 

LL: Foram importantíssimas porque eles transmitiram o outro lado da questão. Eu tenho uma visão de Mourinho, enquanto líder, do ponto de vista do observador. Eles foram intervenientes diretos. Contaram-me não apenas o que viram, como eu, mas, essencialmente, o que sentiram à luz do seu caráter, da sua forma de ver e estar no mundo. Como afirmou Annais Nin, escritora francesa do Séc. XX "Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos" e cada um nós é único e irrepetível, por isso eu precisava de testemunhos diferentes e sentidos para completar o meu estudo. Precisava de gente que tivesse sido diretamente influenciada no seu dia a dia por Mourinho.

PL: É conhecido como o biógrafo oficial de José Mourinho. De que forma é que este estudo profundo e intensivo sobre o treinador teve impacto na sua vida? 

LL: Sou conhecido mas não sou. Efetivamente sou apenas o único que escrevi oficialmente uma biografia profissional de Mourinho.
Eu diria que este estudo teve um profundo impacto na minha vida. Desde logo profissionalmente. Para além de ser professor universitário, grande parte da minha vida passo-a a dar conferências sobre a liderança de Mourinho e o seu "transfer" para as organizações comuns. Desenvolvi, com ele, um trabalho para este fim. A minha paixão pela temática da liderança, que acabou por ser objeto de estudo da minha tese de doutoramento, acabou por se reforçar com o estudo da sua liderança, de tal forma que nunca mais abandonei o tema. Ao nível pessoal aprendi muito e posso dizer que muito do que sou hoje, a forma como penso, como ajo, enfim, como vivo, está altamente condicionado pelo que aprendi ao estudar a liderança de Mourinho.

Leia a entrevista completa com Luís Lourenço.


Portal da Liderança

Como diz Luis Lourenço neste livro, “A liderança de Mourinho tem sido um dos aspetos do seu trabalho mais discutido em todo o mundo”. E, como mostra este “Mourinho - A Descoberta Guiada”, esse facto deve-se a muito haver para inspirar e partilhar.

Neste livro, Luis Lourenço analisa José Mourinho quase ao extremo, revelando facetas praticamente desconhecidas do mesmo, que nos permitem criar um perfil do líder, o que valoriza, o que lhe é caraterístico e é fundamental no exercício da liderança e que, no final, são os responsáveis pela diferença e pelo sucesso. 

Luis Lourenço destaca em Mourinho alguns traços de personalidade que considera serem marcantes, sendo eles a coragem, a determinação, o arrojo e a competência, considerando-o um líder carismático e sempre focalizado no futuro. Mourinho não é apenaso  alvo de estudo de Luis Lourenço. Este revela-se-nos através dele, nos excertos da grande entrevista que deu ao autor, nas partilhas deste sobre momentos que viveram juntos e através dos testemunhos e confissões que Didier Drogba, Deco, Vítor Baía e Jorge Costa deram sobre o técnico.

Segundo Luis Lourenço, “Mourinho pergunta, questiona, exige participação, quer opiniões e que melhorar com a participação de todos. Não se sente intimidado por perguntar e por ouvir os seus jogadores darem opiniões sobre a forma de jogar.” Este pensa mesmo que “o seu poder informal é a base de todo o seu poder formal”.

Numa linguagem clara e acessível, recheada de frases que o levarão à reflexão e à mudança, este livro é muito mais do que sobre Mourinho. É um excelente livro sobre boas práticas de liderança, dos valores às práticas a adotar para envolver e motivar, porque, como diz Mourinho, “liderar não é mandar, liderar é guiar”. 

Fazendo uso das palavras de Luis Lourenço, “o líder eficaz é o que traz à tona o melhor que cada um tem dentro de si, é o que faz com que cada um se revele e dê o seu melhor em prol do grupo e dos objetivos da organização”.

Este livro conta ainda com um excelente prefácio de Isabel Vaz. 

Como esta nos diz, “José Mourinho irá inspirá-lo e encorajá-lo a aperfeiçoar a sua habilidade e as suas competências de líder, quer estas se desenvolvam na sua equipa ou na política. E depois… a aplicar essas capacidades na construção do” seu país.

Porquê ler este livro? Porque “claramente José Mourinho é um líder diferente, com um discurso diferente e uma forma de estar diferente” e é na diferença que muitas vezes mais aprendemos.