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Ser diretor-geral de uma empresa e distinguir-se no cargo, implica um conjunto de caraterísticas e competências que lhe permitirão gerir com sucesso e ser um líder inspirador, capaz de levar as pessoas consigo e de fazer a diferença.
Um diretor-geral de excelência é “capaz de gerir e liderar com condições conturbadas, incertas e mesmo ambíguas”, como nos lembra Michael Armstrong, e de aguentar a pressão, manter-se produtivo, determinado, decidindo e assumindo os riscos com firmeza e determinação. Desta forma conseguirá inspirar a equipa diretiva e entusiasmar os colaboradores da organização.
Já Ram Charan destaca como “A marca distintiva dos diretores-gerais a perspicácia empresarial - a capacidade de ver e de compreender uma empresa na sua totalidade."
Mas este não se fica por aqui e a esta acrescenta mais 10 que entende serem fundamentais a todos os que ocupam cargos de direção-geral:
Um diretor-geral de excelência é “capaz de gerir e liderar com condições conturbadas, incertas e mesmo ambíguas”, como nos lembra Michael Armstrong, e de aguentar a pressão, manter-se produtivo, determinado, decidindo e assumindo os riscos com firmeza e determinação. Desta forma conseguirá inspirar a equipa diretiva e entusiasmar os colaboradores da organização.
Já Ram Charan destaca como “A marca distintiva dos diretores-gerais a perspicácia empresarial - a capacidade de ver e de compreender uma empresa na sua totalidade."
Mas este não se fica por aqui e a esta acrescenta mais 10 que entende serem fundamentais a todos os que ocupam cargos de direção-geral:
- Compreender como a empresa faz dinheiro relativamente à concorrência e às oportunidades percebidas;
- Ver a empresa como um todo, posicionando-a à frente das outras em relação à velocidade e ao caráter da mudança no exterior, e fazer apostas estratégicas que posicionarão a empresa no futuro;
- Saber quem são os clientes, o que é a segmentação e qual é o comportamento do cliente;
- Escolher o conjunto de objetivos empresariais e estar preparado para gerir riscos;
- Desenvolver e manter uma vantagem competitiva constante, incluindo a construção de novas competências e o abandono das que já não são relevantes;
- Apresentar resultados comerciais a curto e longo prazo;
- Trabalhar com especialistas numa grande variedade de disciplinas e compreender profundamente as questões que levantam e as soluções que propõem na perspetiva da empresa como um todo;
- Desenvolver soluções alternativas mudando as assunções do problema em causa;
- Gerar e distribuir recursos pela empresa como um todo e equilibrar os prazos curtos e longos;
- Dominar os números para apresentar resultados trimestrais.
Na base destas estão um conjunto de caraterísticas que se têm vindo a revelar comuns entre os gestores de topo com sucesso e que pode desenvolver e potenciar na sua atuação enquanto líder.
Michael Armstrong sintetizou em alguns pontos, aquelas entende serem as qualidades mais habituais entre os gestores de topo e que estão na base daqueles que obtêm sucesso:
- Controlo de factos básicos;
- Conhecimento profissional relevante;
- Sensibilidade constante relativamente aos acontecimentos;
- Competências analíticas, de resolução de problemas e de tomada de decisões ou de avaliação;
- Resiliência emocional;
- Proatividade;
- Criatividade;
- Agilidade mental;
- Hábitos de aprendizagem e competências equilibradas;
- Autoconhecimento;
- Vontade de trabalhar arduamente;
- Perseverança e determinação;
- Vontade de assumir riscos;
- Capacidade de inspirar entusiasmo;
- Firmeza.
Como diz John C. Maxwell, “tudo começa e acaba na liderança”, sendo esta "uma escolha que se faz e não um lugar que se ocupa", pelo que vale a pena investir no desenvolvimento destas caraterísticas capazes de fazer a diferença no seu desempenho e no da organização que lidera.
E porque liderar é feito com e através das pessoas, todo o esforço que dedicar se refletirá em toda a organização, permitindo-lhe levá-las consigo e ser um líder inspirador.
Fátima Rodrigues é editora de conteúdos na Leadership Business Consulting e gestora do Portal da Liderança.