Scott D. Anthony, autor, orador e especialista em inovação, indica-nos quatro formas de pensar como um inovador, referindo que, para ser bem-sucedido, terá de adotar uma nova forma de pensar. E aponta-nos quatro passos a dar:
Ao adotar um ponto de vista exterior ao projeto irá identificar oportunidades. Em vez de pensar nos produtos que poderá vender, pense nos problemas que os seus clientes sentem e que irá resolver; passe tempo com os seus clientes e saiba não o que estes dizem que querem mas o que realmente precisam.
Assuma que as suas ideias estão parcialmente certas e parcialmente erradas. Aprenda com os erros. Refidina a sua abordagem ao mercado ao perceber onde errou.
3. Redifina o seu Edison interior
Abraçar o seu Edison interior é lembrar-se que o génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração, onde o dominio da inovação só advém da prática.
4. Resista ao apelo do núcleo
Todas as empresas e colaboradores têm um conjunto de capacidades que traduzem o que podem e não podem fazer. Não devemos recorrer ao mesmo processo e esperar resultados diferentes dos alcançados anteriormente. Os grande inovadores conseguem novas formas de tratar as fragilidades escondidas que lhes estão a dificultar o alcançar do sucesso.
Portal da Liderança
Scott D. Anthony é managing director da consultora em inovação Innosight, tendo liderado a expansão da empresa para a região Ásia-Pacífico, bem como as suas atividades de capital de risco (Innosight Ventures). Com a Innosight, aconselhou líderes em empresas como Procter & Gamble, Johnson & Johnson, Kraft, General Electric, LG, Credit Suisse e Cisco Systems sobre temas de crescimento e inovação. Scott tem escrito extensivamente sobre inovação.
Professor na Tuck School of Business de Dartmouth College, é co-autor de "Building a Growth Factory" e autor do "The New Corporate Garage", bem como do "Little Black Book of Innovation". É um orador de destaque sobre temas de crescimento e inovação, tendo orientado mais de 100 workshops.