18 dicas de CEO cujas empresas não param de crescer

18 dicas de CEO cujas empresas não param de crescer
6 minutos de leitura

No aniversário do ranking Inc. 5000 (lista elaborada pela revista Inc. composta pelas empresas privadas com o crescimento mais rápido nos EUA) a publicação americana pediu aos fundadores de 25 (das 142) companhias que apareceram dez vezes ou mais no ranking Inc. 500/5000 que revelassem como conseguem manter e gerir o hipercrescimento das suas organizações. Segue-se uma amostra dos seus conselhos. Damos só uma achega: aprendizagem contínua, disciplina – e uma dose gigante de humildade. 

Sobre gerir a empresa
“Não perca tempo a trazer vários clientes pela porta da frente se vai perdê-los pela porta das traseiras. Cresça de forma inteligente. Certifique-se de que sabe tudo sobre cada cliente em específico, para que possa usá-lo como um case study. E em seguida está pronto para absorver o próximo e o próximo.”
Nina Vaca, fundadora, CEO e presidente do Pinnacle Group, consultoria em executive search

“Há apenas duas formas de manter o crescimento das receitas. Ou o fundador/CEO é um vendedor, ou a pessoa responsável pelas receitas tem de ser bem próxima do fundador, do género, colada a este como um siamês.”
Tom Gimbel, fundador e CEO do grupo de recrutamento LaSalle Network

“Tem de definir alguns limites em torno do crescimento. Não queríamos que um só cliente representasse mais de 20% do nosso negócio.”
Kara Trott, fundadora e CEO da consultora na área da saúde Quantum Health

“Se vai embarcar numa expansão geográfica, faça-o com um grande cliente. Caso contrário, está apenas a ir descalço para um sítio.”
Tom Villante, cofundador, CEO e presidente da YapStone, empresa de serviços de pagamento online no arrendamento de curto e de longo prazo

“A estrutura supera a estratégia. Trabalhe de forma árdua na estrutura do negócio que tiver, para que possa escalá-lo. A sua estratégia vai alterar-se ao longo do tempo, porque o mercado está a mudar com rapidez. Mas se tiver acertado na sua estrutura – a de capital, a estrutura orgânica, a de processos, a estrutura de TI – tal vai ajudá-lo a sobreviver às mudanças que terá de fazer na estratégia.”
Stephen Thorne, fundador e CEO da empresa de serviços em medicina dentária Pacific Dental Services

Sobre liderar pessoas
“As pessoas que contrata para a equipa executiva quando tem 40 funcionários não são as pessoas de que precisa quando tem 400 trabalhadores.”
Flint Lane, fundador e CEO da Billtrust, plataforma que ajuda as empresas a melhorarem o desempenho financeiro

“Eu nunca assumo um cargo só para ter um emprego. Faço-o para aprender, e para perceber o que é preciso. Estou sempre a pensar: o que é mais fácil eu ceder a outra pessoa?”
Kara Trott, fundadora e CEO da consultora na área da saúde Quantum Health

“Ajudou-nos o facto de não termos dinheiro. Mantém-nos afinados, e a prestar muita atenção”.
“Quando vemos alguém de que gostamos, digo: ‘Caramba. Não quero saber se temos ou não um cargo para esta pessoa’. E contratamos.”
Carey Smith, fundador e CEO da empresa de iluminação e ventoinhas industriais Big Ass Solutions

“Concentre-se em fazer crescer as outras pessoas, não apenas você mesmo. Está a permitir que outras pessoas na sua empresa sejam empreendedoras?”
Nina Vaca, fundadora, CEO e presidente do Pinnacle Group, consultoria em executive search

“Quando temos uma má adaptação em termos de cultura, não importa quão boa a pessoa é, dispensamo-la. Despedi o meu chefe de vendas; o seu ego ficou grande demais e abusou dos relacionamentos, e nós demitimo-lo.”
Tom Gimbel, fundador e CEO do grupo de recrutamento LaSalle Network

“Acredito na melhoria contínua para mim, não só para a empresa. Procuro a ajuda de conselheiros externos. Sou o resultado de uma mesa redonda de CEO.”
Purna Veer, cofundador e presidente do V-Soft Consulting Group, especializado em TI

Sobre gerir o dinheiro
“Tenha cuidado nas parcerias com o capital de risco. São como um casamento. Se não os respeitar e pensar que não acrescentam valor, não deve casar-se.”
Flint Lane, fundador e CEO da Billtrust, plataforma que ajuda as empresas a melhorarem o desempenho financeiro

“O que está a fazer agora vai mudar. Aquilo que é mais rentável para si de momento não será o mais lucrativo em cinco ou dez anos. Tem de estar sempre a investir mais à frente.”
Jim Loffler, fundador e CEO do grupo Loffler Companies, fornecedor de material para escritório

“Tem de descobrir o seu ritmo de fluxo de caixa. Quanto tempo depois de investir num novo negócio vai conseguir recuperar dos custos de aquisição e de instalação? Qualquer que seja o número em que pensou, deve duplicá-lo.”
Kara Trott, fundadora e CEO da consultora na área da saúde Quantum Health

“Encontre as melhores pessoas que puder e comece a delegar. Caso contrário, vai morrer.”
Bill Roark, cofundador e CEO da Torch Technologies, empresa de research, desenvolvimento e engenharia que trabalha com o Departamento de Defesa dos EUA

“Escolha as empresas de capital de risco ou private equity com muito cuidado. Certifique-se que se enquadram filosófica e culturalmente no que está a tentar realizar. Nós eramos especialistas no nosso mercado, por isso não precisámos de ajuda e de aconselhamento sobre o produto. Precisámos mais de capital do que qualquer outra coisa.”
Lâle White, fundadora e CEO da Xifin, fornecedora de soluções tecnológicas de gestão financeira na área da saúde

“Não gosto de dívidas. Não ter dívida é muito confortável. Se um dia for tudo ao ar, não fico com muitos pagamentos para fazer.”
Jimmy Hiller, fundador e CEO da Hiller Plumbing, Heating, Cooling & Electrical, empresa de serviços em canalização, aquecimento, refrigeração e eletricidade

Fonte: Inc.com

06-02-2018


Portal da Liderança