12 factos inconvenientes que as pessoas inteligentes esquecem com facilidade

12 factos inconvenientes que as pessoas inteligentes esquecem com facilidade
4 minutos de leitura

Há alturas em que podemos estar a pensar demasiado e acabamos por nos dispersar, ou então fazemos em demasia e perdemos a noção de verdades básicas que são úteis – tanto em cargos de liderança como na vida. Se está entre aqueles que se esquecem facilmente de algumas verdades inconvenientes, seguem-se 12 factos simples.         

Lolly Daskal

1 - Nunca confundir estudos com inteligência

Bill Gates, Steve Jobs ou Frank Lloyd Wright – cada um deles desistiu da faculdade. Pode ter-se toda a educação no mundo e não fazer nada com ela. Ou podemos aprender por nós próprios a partir do zero e, com paixão e dedicação, tornarmo-nos num grande sucesso. Use a sua inteligência para o levar até onde quer ir, pelo percurso que for melhor para si.

2 - A dor pode ser positiva

A dor é uma parte necessária do crescimento e da aprendizagem – pode ensinar-nos muito sobre nós mesmos. A dor de hoje conduz à força de amanhã, e todos os desafios que enfrenta comportam a oportunidade de crescimento.

3 - Eu sou o chefe da minha vida

Mesmo que trabalhe para outrem, mesmo que esteja na parte inferior do organograma, é o CEO – e o CFO e o COO – da sua vida. Está a investir em si todos os dias, com as suas ações e aquilo que aprende, e está a “vender-se” todos os dias com o rosto que mostra ao mundo.

4 - O fracasso é um trampolim para o sucesso

Muitas pessoas inteligentes têm pavor de cometer erros. Mas não arriscar o suficiente para não falhar é como um envenenamento lento. O fracasso ensina algumas das lições mais valiosas, que nunca vai aprender se não falhar; e ter a coragem para continuar leva à sabedoria.

5 - As baixas expectativas são uma boa proteção

Se tiver a fasquia baixa nunca vai dececionar-se. Aprenda a relativizar e a aceitar, em vez de esperar. E a vida pode surpreendê-lo.

6 - Os problemas podem começar a partir de nós

Todos lidamos com pessoas difíceis de vez em quando. Mas se costuma ter problemas com o seu sócio, com os colegas, clientes ou cônjuge, pode precisar de se perguntar qual é o verdadeiro problema. Talvez tenha de procurar dentro de si.

7 - Vale a pena manter os padrões elevados

Há sempre pessoas prontas a dizerem-lhe para seguir por atalhos, e que adulterar um pouco é a única maneira de avançar. Estão erradas, e um dia esta forma incorreta de pensar e de agir vai acabar por as deixar mal. Tenha sempre padrões elevados.

8 - O potencial não conta para nada até ser realizado

Ninguém carece de potencial, mas muitas pessoas não têm a vontade ou a habilidade para o converter em realizações. E qual é a principal razão por que as pessoas não conseguem atingir o seu potencial a 100%? – Não estão dispostas a assumir riscos.

9 - A negatividade envenena a alma

A negatividade é como um tsunami: avança de forma rápida e destrói tudo pelo caminho. Assim que aprende a ser positivo, a desligar o drama – que é a seiva da negatividade, fica recetivo para que aconteçam coisas incríveis.

10 - O sucesso não é a chave para a felicidade

Em vez de ter como objetivo atingir o sucesso, devemos trabalhar para nos tornarmos pessoas de valor – é onde reside o caminho para a felicidade.

11 - Se espera até estar pronto, vai esperar o resto da vida

É tentador esperar: pelo momento certo, pelo projeto certo, pela oportunidade certa, para que tudo seja perfeito. Se quer fazer algo, planeie, prepare-se, e em seguida dê o salto.

12 - Somos nós que devemos algo ao mundo, e não o contrário

Em vez de perguntar a nós mesmos o que podemos obter do mundo, deveríamos perguntar o que podemos dar de volta – ao fazê-lo muda a sua perspetiva. E isso muda tudo.

Seja esperto e lembre-se: ser inteligente é bom... mas estar a par da verdade é melhor.

10-01-2019


Fonte: Inc.com


Portal da Liderança


LollyDaskalLolly Daskal, autora, oradora, é presidente e CEO da Lead From Within, empresa americana de consultoria especializada em liderança e desenvolvimento empresarial. Os programas de Daskal visam galvanizar os clientes para alcançarem o seu melhor, ajudando-os a acelerar e a atingir as suas metas profissionais e objetivos de negócios.