Na “era social” em que vivemos, assistimos a grande velocidade nas alterações e atualizações constantes, o que por vezes dificulta a assimilação destes novos conceitos e novidades por parte dos profissionais de marketing e gestores. Todas as pessoas querem e necessitam de manter-se informadas. Para acompanhar todas as atualizações torna-se imprescindível estar “always on”.

Com esta nova era surge também um novo conjunto de questões no que diz respeito às redes sociais para os gestores de marketing e o Social Target surge para respondê-las: Como elaborar a estratégia? Como envolver colaboradores e convencer ao top management? Como integrar as redes sociais no plano de marketing e como alinhá-las com o plano de negocio da empresa? Quais as vantagens e desvantagens, quais as melhores práticas e como gerir as crises? Como monitorizar e medir o retorno do investimento nas ações?
Um plano de redes sociais só faz sentido se for integrado no modelo de negócio da empresa e assim contribuir para amplificar o impacto da comunicação, quer externa quer interna, de uma organização. Ter presença nas redes sociais sem uma estratégia definida e sem objetivos estabelecidos só gera desaproveitamento de recursos. Esta estratégia apoia-se em cinco passos, que pelo próprio caráter real time das redes sociais, não têm porque seguir uma ordem consecutiva, pelo contrário, deve apoiar-se numa monitorização constante e sofrer adaptações sempre que necessário. Daí a forma circular do esquema denominado “Bem-me-quer” que vai buscar à brincadeira de infância com a flor malmequer, uma metáfora que traduz a necessidade das marcas de “enamorar” o seu target, de criar vínculos e suscitar a aspiração, e não a rejeição.
O modelo Bem-me-quer - 5 passos para o sucesso
- Ouvir - A primeira regra é escutar e aprender, através de uma análise tanto interna, quanto externa, o que culminará na elaboração de um diagnóstico ou análise SWOT. Nesta fase procurar-se-á conhecer a própria organização e o que ela oferece, o seu público-alvo, os diferentes cenários playgrounds que frequenta e também a concorrência.
- Definir – Os objetivos da estratégia nas redes sociais devem ser claramente definidos e também estarem alinhados com os objetivos do negócio. Traçar um mapa do processo percorrido pelo consumidor na sua tomada de decisões ou consumer journey, ajudará a detetar os pontos de contato e o objetivo das redes sociais em cada um.
- Posicionar – A mensagem deve ser cuidadosamente adaptada a cada um dos canais e plataformas. Cada ponto de contato com o consumidor deve ter um call-to-ation específico, que reforça ou apoia os outros pontos de contato. Nesta fase também serão definidas as métricas de acordo com os objetivos traçados na fase anterio, bem como o investimento necessário, tendo em consideração fatores como os recursos existentes, a tecnologia, etc.
- Implementar – Começando pela estratégia de conteúdo e storytelling e visando sempre o engagement com a audiência, a estratégia deve ser implementada passo a passo. O objetivo principal é criar conexões, vínculos, despertar emoções e fomentar um relacionamento duradouro com o consumidor e amplificar o diálogo gerado.
- Analisar - O impacto é percebido nos resultados de tráfego na página de internet, das campanhas de anúncios online, no reconhecimento de marca, isto é, na estratégia de marketing em geral. Os resultados devem ser medidos em conjunto, quer sejam tangíveis ou intangíveis, e o impacto global deve ser considerado.
O cenário digital requer uma estratégia dinâmica, flexível e uma constante adaptação. É importante ter a capacidade de se adaptar e responder com agilidade, mas também de deixar espaço e autonomia para a espontaneidade. A análise dos resultados completa o ciclo da estratégia e torna possível a tomada de decisões e a justificação de novos investimentos. Por sua vez, estes resultados voltam a abastecer o processo. Aplicar os conhecimentos aprendidos com os resultados permite que um novo ciclo se inicie e que a estratégia tenha continuidade.
A seguir à monitorização e análise, é o momento de afinar a estratégia e voltar a ouvir, definir, posicionar e implementar. O Bem-me-quer das redes sociais tem a vantagem de estar em permanente ajuste, de permitir voltar a desfolhá-lo para conseguir um resultado cada vez melhor.
Carolina Afonso e Letícia Borges – autoras do livro Social Target – Como tirar partido das redes sociais e potenciar o seu negócio.
A página do Facebook do Social Target.
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Possui seis anos de experiência com redes sociais e marketing digital, e atualmente é consultora e estrategista de marketing em redes sociais para start-ups de TI e hotéis membros de grandes redes hoteleiras.
Adicionalmente, desenvolve seminários e formações para grupos e empresas sobre estratégias em redes sociais, marketing digital e optimização em motores de busca.
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