Sete Lições para Liderar em Tempos de Crise

Sete Lições para Liderar em Tempos de Crise

Livro

TítuloSete Lições para Liderar em Tempos de Crise
Autor: Bill George
Edição: fevereiro, 2012
Páginas: 141
Editor: Vogais

"É raro ler um livro onde apenas a introdução quase vale o preço do livro por si só."- Financial Post

"Neste seu mais recente livro, ele oferece um extraordinário guia sobre como liderar num contexto tão conturbado." - Warren Bennis


Sinopse

Sete Lições para Liderar em Tempos de Crise é o guia de sobrevivência obrigatório para todos os empresários e líderes que pretendem vencer os desafios económicos sem precedentes do século XXI.

Através das experiências reais de empresários responsáveis pela recuperação financeira de empresas de grande dimensão, este livro ensina-lhe as sete lições fundamentais para assumir uma liderança forte e fazer da crise a sua maior força.


Sobre o autor
 

Bill-GeorgeBill George é considerado um dos gestores mais credíveis nos EUA, Bill George é professor de Gestão na Harvard Business School, onde leciona sobre liderança. Com vasta experiência no mundo empresarial, foi CEO da Medtronic, sendo actualmente director na ExxonMobil e na Goldman Sachs. Foi nomeado um dos «25 Empresários Mais Importantes dos Últimos 25 Anos» pela PBS, sendo considerado o «Executivo do Ano» em 2001 e 2002 pela Academy of Management. Escreve para meios de comunicação influentes, entre os quais o Wall Street Journal, a Business Week, a Fortune e a Harvard Business Review.


Opinião do Portal da Liderança   
 
"Embora exista sempre o risco de falhar, guiar pessoas por entre um problema grave é a melhor oportunidade que terá de desenvolver a sua liderança.” - Bill George
 
Bill George é um nome que só por si já é um fator suficientemente motivador para a leitura deste livro. A este junta-se uma abordagem extremamente prática e direta, apresentando casos de sucesso e insucesso na gestão e superação da crise, seja esta causada por problemas internos ou eventos externos. Também a sempre pertinente e enriquecedora análise de Bill George faz a diferença, apontando o que, no seu entender, foi bem feito ou mal feito na forma como lidaram com a crise em questão.

Entre os líderes e empresas analisados surgem nomes como Alan Mulally da Ford, Andrea Jung da Avon, Barack Obama, Franklin D. Roosevelt, Bill Hawkins da Metronic, Indra Nooyi da PepsiCo, Jack Welch da GE, Steve Jobs e John Sculley da Apple, Lloyd Blankfein da Goldman Sachs, Vikram Pandit do Citigroup, Warren Buffett da Berkshire Hathaway ou Winston Churchill, entre tantos outros.

Todos os capítulos fecham com uma rúbrica intitulada de “o que aprendemos”, em que Bill George resume os principais ensinamentos e pontos a trabalhar pelo líder.

O prefácio esteve a cargo de Warren Bennis, que só por si constitui um excelente artigo merecedor de uma leitura atenta. 

Como nele diz, “os verdadeiros líderes aceitam a sua responsabilidade pessoal e não se deixam obcecar com fracassos do passado, conseguindo detetar a fragrância da oportunidade no ar, demasiado ténue para que outros a sintam.” 

Numa das muitas mensagens veiculadas neste livro por Bill George, “Os líderes alinhados com o seu Verdadeiro Norte encontram-se preparados para orientar as suas empresas perante situações extremas porque têm perfeita noção de onde estão. Revelam autoconsciência, autoconfiança e perseverança para assumir responsabilidade pelos seus erros e liderar outros por entre a rápida — e muitas vezes imprevisível — sequência de acontecimentos. Mostram ser capazes de responder adequadamente aos problemas e desafios, descobrem capacidades de liderança que nem eles mesmos sabiam ter e ultrapassam as di­ficuldades com nota alta.” 

Índice de conteúdos:
  • Prefácio por Warren Bennis
  • Introdução - O derradeiro teste de liderança
  • Primeira lição - Encare a realidade, a começar pela sua
  • Segunda lição - Não seja como Atlas: peça ajuda e liberte-se do peso do mundo
  • Terceira lição - Procure detalhadamente a origem do problema
  • Quarta lição - Prepare-se para o longo prazo
  • Quinta lição - Nunca desperdice uma boa crise
  • Sexta lição - Os holofotes estão apontadas para si: siga o Verdadeiro Norte
  • Sétima lição - Parta para a ofensiva: concentre-se em vencer já
  • Conclusão - A crise pode ser o seu momento decisivo
  • Apêndice - Líderes mencionados neste livro