Leve as Pessoas Consigo: A única forma de fazer com que grandes coisas aconteçam

Leve as Pessoas Consigo: A única forma de fazer com que grandes coisas aconteçam

Livro

TítuloLeve as Pessoas Consigo: A única forma de fazer com que grandes coisas aconteçam
Autor: David Novak
Edição: Junho, 2012
Páginas: 291
Editor: Casa das Letras

"David Novak é o melhor na liderança, seja a ensiná-lo através deste livro seja a praticá-la." - Warren Buffett

"Um importante livro sobre motivação de um motivador nato." - Jack Welch, ex Chairman e CEO, General Electric

"Um livro de leitura obrigatória para todos os líderes. O David partilha ideias e ferramentas sobre como tornar um bom talento num talento excecional." - Indra Nooyi, Chairman and CEO, PepsiCo


Sinopse

David Novak aprendeu há muito tempo que não se consegue liderar uma empresa, seja de que tamanho for, sem que as pessoas estejam sintonizadas, concentradas e entusiasmadas na sua missão. Mas como consegui-lo? 

Durante os seus quinze anos de Yum! Brands, Novak desenvolveu o programa «Taking People with You», e ensina-o a milhares de líderes em todo o mundo. A premissa é simples: não conseguirão fazer coisas em grande enquanto não aprenderem a ter as pessoas do seu lado. Nada é mais importante numa organização. 

"Leve as Pessoas Consigo" não é mais um livro de princípios de liderança ou mais uma teoria de escola de gestão. É um guia, passo a passo, para definir objetivos concretos, pôr as pessoas a trabalhar em equipa, fazê-las ultrapassar esses mesmos objetivos definidos e celebrar o sucesso depois de convencer os mais céticos. E voltar repetir este processo até se atingir um nível consistente de excelência que se torne um dos elementos fundamentais da cultura da sua empresa.


Sobre o autor

David-NovakDavid Novak é presidente e CEO da YUM! Brands Inc., que opera em mais de 117 países e emprega 1.4 milhões de pessoas. Todas as três cadeias de restaurantes da companhia – KFC, Pizza Hut e Taco Bell – são líderes, a nível mundial, do ramo fast food. Novak foi presidente da KFC e da Pizza Hut e vice-presidente da Pepsi-Cola, pertencendo atualmente também ao conselho de administração do JPMorgan Chase & Co., da Fundação YUM! Brands e do Programa Alimentar Mundial dos EUA. 

Galardoado em 2008 com o Woodrom Wilson Award for Corporate Citizenship, Novak foi reconhecido como um dos melhores gestores pela Fortune e eleito um dos «100 melhores CEO» do mundo pela Harvard Busniess Review. Dedica parte do seu tempo a apoiar o programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e o Dare to Care Food Bank.   


Opinião do Portal da Liderança
Este livro traz-nos toda a experiência de David Novak e do programa com o mesmo nome que desenvolve na YUM! (KFC, Pizza Hut e Taco Bell) onde é presidente e CEO. 

Considerado um dos melhores CEO mundiais pela Fortune e pela Harvard Business Review, este apresenta-nos um programa dividido em três partes onde, com o auxílio de um conjunto de ferramentas disponibilizadas e pertinentes ensinamentos, se propõe a conduzir-nos a uma melhor liderança.

Novak diz-nos que este livro “oferece um processo muito específico que vos ajudará a maximizar o vosso potencial como líderes e a mostrar-vos como usarem as vossas capacidades de liderança para atingir os objetivos mais importantes que consigam imaginar. (…) É um livro de orientação passo a passo e um caderno de exercícios e, no final, obterão um plano tangível, que poderão usar constantemente para alcançar coisas em grande.” E é mesmo isso que este livro nos permite. 

Basicamente Novak incide o processo em três questões que refletem três objetivos:
  • Qual é o vosso maior objetivo individual? – Definição da nossa visão de futuro.
  • Quem precisam de levar convosco? – Definição da estratégia e de uma cultura.
  • Que perceção, hábito e crenças têm maior impacto no vosso desafio? – Implementação e análise de resultados.

Novak aposta nas pessoas e na sua motivação como veículo de concretização da nossa visão, dando-nos insights para:
  • Compreendermos as pessoas e o que as move, ver o mundo a partir da sua perspetiva e assim conseguir ir ao encontro das suas expetativas e motivações;
  • Pensarmos em grande e definirmos objetivos ambiciosos, dizendo que mesmo que não os alcancemos teremos provavelmente conseguido melhores resultados do que se tivéssemos definido objetivos menores;
  • Sermos líderes extraordinários, sermos genuínos e mostrarmos tanto os nossos pontos fortes como os de vulnerabilidade, admitindo quando não temos as respostas ao que nos perguntam. Desta forma iremos conseguir cativar as nossas equipas e fomentar nelas também esta autenticidade;
  • Procurarmos boas ideias nos locais e momentos mais inesperados;
  • Optarmos por uma boa atitude mental. Em vez de pensarmos e dizer “nós podemos tentar isto”, pensar e dizer “nós conseguimos fazer isto!”;
  • Celebrar as pequenas vitórias, não apenas as grandes, visto que através do reconhecimento e a recompensa pública mantém a equipa motivada para a caminhada;
  • Livrarmo-nos do cinismo, referindo que quando uma pessoa rejeita os nossos valores e se dedica a criar e espalhar energia negativa, retirá-la da mesma é a melhor opção e mostrará que estamos a falar a sério.


Como diz Novak, “sejam o vosso próprio grande objetivo: mudem do eu para o nós”.

 Fátima Rodrigues