Os 10 sinais de que somos (realmente) líderes

Os 10 sinais de que somos (realmente) líderes

Por vezes as pessoas que mais nos influenciam nem têm noção de que estão a desempenhar um papel de liderança. E não são poucos os exemplos que temos mesmo ao nosso lado. 

Lolly Daskal

É frequente sentirmos que, para se ser líder, é preciso nascer como tal, ser-se atraído para a liderança ou ter uma posição de chefia. Tendemos a pensar na liderança como um título que tem de ser merecido ou conquistado. Mas, se tivéssemos de isolar um fator que cria líderes, seria provavelmente uma combinação de circunstâncias e persistência. São inúmeros os líderes à nossa volta – em todos os tipos de pessoas, lugares e posições. Mais: alguns dos maiores líderes que já conhecemos nem sequer estão conscientes da sua influência/liderança.
Seguem-se dez sinais que indicam que pode ser um destes líderes:

1. Tem uma mente aberta e procura ter as opiniões de terceiros. Se costumam ir ter consigo porque está recetivo a ouvir as opiniões dos outros, então é um líder.

2. Dá conselhos e orientações. Se dá por si a aconselhar os seus colegas, e os seus amigos lhe pedem conselhos – se as pessoas parecem procurá-lo e valorizarem o que diz – é porque tem grande empatia e a sua perspetiva tem real utilidade para quem o rodeia. Se costuma ajudar quem está à sua volta a sair de períodos mais complicados, então é um líder. 

3. Contam consigo. Se as pessoas confiam em si, é porque acreditam que vai estar lá por e para elas e cumprir o que promete. Se se responsabiliza pelos seus atos, num comportamento que é consistente ao longo do tempo e que leva os outros a confiarem em si, então é um líder.

4. É um bom ouvinte e confiam em si. Ser capaz de ouvir os outros, e as pessoas poderem falar consigo de forma franca e aberta sem terem de se preocupar se vai dizer algo a alguém ou como pode usar esse conhecimento contra elas, são sinais de uma liderança forte – já para não dizer que é uma boa pessoa. Se percebe que ouvir é mais importante que falar, e se as pessoas sabem que podem confiar em si, então é um líder.

5. Os outros seguem o seu exemplo. A forma mais poderosa de liderança não é a persuasão, a capacidade de argumentação ou a força, mas sim o exemplo. Sejam os tempos bons ou maus, as pessoas percebem que está presente, que é eficaz, que está a trabalhar de forma árdua, sem distrações. Se é assim, os outros vão, naturalmente, segui-lo – e é um líder.

6. Insiste na excelência. Como disse Aristóteles, somos aquilo que fazemos repetidamente, e, portanto, a excelência não é um ato mas um hábito. Se costuma lutar pela excelência, e responsabiliza quem o rodeia e a si mesmo pela qualidade, está a dizer aos outros que é mais ação que conversa, que mostra em vez de dizer, cumpre em vez de prometer. Se não dá desculpas esfarrapadas ou culpa os outros, mantendo um padrão de excelência e de qualidade, então é um líder.

7. Tem uma atitude positiva. As pessoas positivas e otimistas deixam os outros à sua volta felizes. Ter uma perspetiva positiva não o ofusca ou cega em relação aos problemas ou questões a resolver, permite-lhe procurar algo de bom em quase todas as situações e saber que as coisas vão acabar por correr bem. É o tipo de espírito/atitude que mantém as pessoas motivadas e espalha otimismo, e isso significa que é um líder.

8. Trata as pessoas com respeito. O conhecimento pode dar-lhe poder; ser inteligente pode dar-lhe vantagem; mas quando respeita recebe respeito em troca. Se procurar nas pessoas o que elas têm de bom e as respeitar pelo que são, é provável que o tenham em grande estima, e que é um líder.


9. Preocupa-se genuinamente com os outros. Se dedica tempo a dar apoio, a orientar e partilha o seu conhecimento com quem o rodeia, dando aos outros a oportunidade de triunfarem, e se se preocupa com o seu bem-estar e faz tudo ao seu alcance para os ajudar a alcançarem o próprio sucesso, então é um líder.

10. Tem confiança e entusiasmo. A maior parte das pessoas está sempre a observar os outros à procura de pistas sobre como se comportar. Ser confiante significa movimentar-se com segurança, ser apaixonado por aquilo em que acredita e não deixar que nada se meta no seu caminho. Se trabalha de modo consistente para uma causa, com visão e confiança, então é um líder.

Não consegue ver em si algo de importante ou próprio de um líder? Compare-se com estas características, reconsidere o que pensa que sabe, e reconheça em si o líder que pode realmente ser.

15-02-2017

Fonte: Inc.com


LollyDaskalLolly Daskal, autora e oradora, é presidente e CEO da Lead From Within, empresa americana especializada em liderança e desenvolvimento empresarial. Os programas de Daskal visam galvanizar os clientes para alcançarem o seu melhor, ajudando-os a acelerar e a atingir as suas metas profissionais e objetivos de negócios.