Quando foi a última vez que reconheceu o trabalho da equipa? Pode fazê-lo 5 dias por semana

Quando foi a última vez que reconheceu o trabalho da equipa? Pode fazê-lo 5 dias por semana
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Hoje deixamos-lhe um procedimento simples e rápido para o líder reconhecer o valor dos colaboradores. Experimente – se não for todos os dias, pelo menos uma vez por semana – e comece a notar as diferenças nos relacionamentos e no ambiente da empresa.

 Cord Himelstein

A presidente da minha companhia tem um ritual de reconhecimento que deve ser habitual em muitas organizações de pequena dimensão – à sexta-feira à tarde passa pelos funcionários e fala com eles. Trata-se de uma conversa informal e curta, e, geralmente, faz com que todos se sintam bem antes de irem de fim de semana. Haver reconhecimento perto da hora de sair do escritório a uma sexta-feira pode fazer parecer que a semana de trabalho ficou lá atrás. E muitos departamentos na empresa também têm um ritual semanal do género; nem sempre à sexta-feira, mas que é uma oportunidade de reconhecer as pessoas.

Idealmente, convém que o ato de reconhecimento ocorra todos os dias. Um funcionário que não se sinta envolvido nos procedimentos da empresa ou motivado é quatro vezes mais propenso a dizer que teve pouco reconhecimento no trabalho – assim, cada dia é uma nova oportunidade para mudar essa perceção. Ter rituais de reconhecimento semanais pode ser uma forma divertida de os funcionários olharem em frente, além de que a frequência e consistência é excelente para aumentar a confiança. Assim, fiz um calendário com as minhas experiências para ter a certeza de que tenho, pelo menos, cinco pontos de reconhecimento semanais. É fácil de lembrar e qualquer líder o pode utilizar:

1. Feliz Segunda. Enquanto responsável, pode atenuar a neura típica de segunda-feira (para não falar de depressão) com pequenos gestos que espalham bem-estar. No nosso escritório, a Feliz Segunda significa comprar bolos e café para todos, ou a atribuição de prémios pelos resultados da semana anterior através do nosso sistema de reconhecimento.
 
2. Super Terça. Com a semana a ganhar velocidade, as terças-feiras podem tornar-se dias extremamente violentos. Faça de tudo para proporcionar aos seus funcionários um ambiente de paz: ofereça apoio nos projetos em que eles estiverem a trabalhar, compre lanches a meio do dia ou leve-os a almoçar. Isto é, seja um super-chefe.
 
3. Quarta Vitoriosa. A nossa equipa de experiência do cliente tem tido grande sucesso com as Quartas Vitoriosas, em que um pequeno grupo se reúne a cada semana e são mencionados os triunfos recentes – ou seja, as interações com os clientes; as conquistas profissionais e pessoais – e são devidamente reconhecidos. Esta é uma excelente forma de criar um ambiente de camaradagem.
 
4. Quinta Grata. Lembre-se de agradecer aos colegas pela ajuda (grande ou pequena) que lhe tenham dado nessa semana. Se por algum motivo não se lembrar de nada, agradeça-lhes apenas por estarem por perto. Pode fazê-lo em pessoa, deixar uma nota escrita à mão ou enviar um e-mail – como quer que o faça, seja sincero.
 
5. Sexta Amistosa. Esta é fácil – basta ser amistoso. Perto do final do dia, faça a “ronda”, agradeça a todos pelo trabalho da semana, pergunte sobre os planos de fim de semana, mostre-se interessado e dê palpites. Se alguém tiver grandes planos, deixe sair mais cedo, se for possível.
 
Quer siga algumas das sugestões ou todas (ou crie umas novas), na empresa como um todo ou só em alguns departamentos, o que importa é que encontrou uma maneira fácil de fazer do reconhecimento uma característica da cultura da sua organização. Se está com dificuldade em arranjar tempo para agradecer a todos os colaboradores, ter um ritual semanal pode mantê-lo no caminho certo. Boa semana!
 

15-05-2017

Fonte: CEO.com  

Portal da Liderança  


CordHimelsteinCord Himelstein é responsável de marketing e comunicação na americana Michael C. Fina, fornecedora de programas de reconhecimento e incentivo de colaboradores.