Quem recrutou quem? 6 das maiores decisões de contratação de todos os tempos

Quem recrutou quem? 6 das maiores decisões de contratação de todos os tempos
6 minutos de leitura

Todos temos referências, seja nos negócios, seja na vida. Por norma, estas pessoas são muito conhecidas e com elevado sucesso, sendo frequentemente apelidadas de celebridades. Como acontece com todos os verdadeiros líderes, são estas que nos inspiram e procuramos aprender com elas e seguir o seu exemplo.

Mas todos começamos por algum lado. Todos, em certa altura, necessitamos que alguém nos dê uma oportunidade. É o caso de todas estas pessoas de sucesso que, a certa altura, tiveram alguém que os recrutou, que conseguiu ver o potencial que tinham e fazê-lo florescer.

Este artigo apresenta-lhe algumas das maiores decisões de recrutamento de sempre, destacando quem acreditou e avançou com essas decisões.


1) Dennis Swanson

Oprah-winfrey-recrutamento-contratacaoQuem contratou? Oprah Winfrey

Até mesmo a Oprah precisou um dia que lhe dessem a mão. Chicago era em 1983 muito diferente do que é hoje, com uma tensão racial em alta, decorrente da recente eleição do Mayor Harold Washington.

Dennis Swanson era na época diretor-geral da ABC. No seu primeiro dia de trabalho enquanto diretor de programação, ficou sem locutor em Chicago. Quando estava a visionar clips de potenciais candidatos, Swanson ficou impressionado com a jovem Oprah, mas receoso sobre se esta conseguiria dar conta sozinha de um grande programa. Chamou-a para uma entrevista em vídeo e todo o resto é história. Até mesmo a Oprah já mencionou o enorme risco que foi e que “não era possível que fosse contratar uma mulher negra”.

Dennis Swanson acabou por se tornar diretor de operações da FOX.


2) Nolan Bushnell

Steve-jobs-contratacao-recrutamentoQuem contratou? Steve Jobs

Nolan Bushnell, fundador da Atari, contratou o jovem Steve Jobs, então com 19 anos, por 5 dólares à hora, como programador. Na altura, Jobs estava ainda a tentar perceber o que queria fazer com a sua vida.

Bushnell percebeu de imediato que o jovem Jobs era um promissor visionário que queria mudar o mundo, mas com quem era também muito difícil trabalhar. Por isso mesmo, criou um novo turno “noturno”, em que Jobs pudesse ser deixado a trabalhar as suas ideias, sem que a restante empresa o estivesse a atrapalhar. Dois anos mais tarde, Steve Jobs e Steve Wozniak fundavam a Apple. Hoje na casa dos 70, Nolan Bushnell continua a manter-se no ativo e como um empreender de renome de Silicon Valley.


3) Sandy Weill

Jamie-Dimon-recrutamento-contratacaoQuem contratou? Jamie Dimon

Jamie Dimon é habitualmente descrito como o “banqueiro preferido” do presidente. Quer se goste dele quer não, há que admitir que sempre esteve presente pela JPMorgan Chase, para ouvir as críticas que lhes eram dirigidas. (Consegue referir algum outro CEO que tenha sido convocado pelos sucessivos legisladores?). Atualmente um dos mais bem-sucedidos de Wall Street, depois de se ter graduado em Harvard, recusou propostas mais lucrativas de trabalho no Goldman Sachs, Morgan Stanley e Lehman Brothers. Isto para ir trabalhar com Sandy Weill na American Express. Porquê? Porque Weill lhe tinha prometido que se iriam “divertir”. Será que, na próxima vez que entrevistarmos gestores de que gostamos, lhes podemos também prometer que se irão divertir?


4) Bobby Robson

Jose-Mourinho-recrutamento-contratacaoQuem contratou? José Mourinho

José Mourinho é indiscutivelmente o mais bem-sucedido treinador de futebol da atualidade. Numa carreira relativamente curta, já venceu mais de 20 grandes prémios. No entanto, ao contrário da maioria dos outros treinadores da atualidade, Mourinho não foi um bem-sucedido jogador e as oportunidades que teve para entrar na área foram limitadas.

A sua grande oportunidade surgiu em 1992, aos 29 anos, quando lhe ofereceram a oportunidade de ser tradutor-intérprete de Bobby Robson, um dos mais bem-sucedidos treinadores ingleses da sua geração.

Robson não só viu o potencial de Mourinho, como rapidamente o promoveu de tradutor para treinador adjunto e o contratou nos dois clubes seguintes que liderou. Este tipo de mentoria foi uma tendência nos últimos anos da carreira de Robson. Com ela, Mourinho ganhou as bases para se tornar num treinador de referência a nível mundial na atualidade.


5) Sir Almroth Wright

Alexander Fleming-recrutamento-contratacaoQuem contratou? Sir Alexander Fleming

Sir Almroth Wright (1861 – 1947) foi um bacteriologista britânico. Em 1903, contratou um jovem estudante de 20 anos chamado Alexander Fleming que tinha uma boa experiência na área das ciências, mas que trabalhava num escritório de navegação há 4 anos. 25 anos mais tarde, em 1928 (esperaríamos nós tantos anos nas nossas organizações pelos resultados?), Fleming descobriu acidentalmente a penicilina. E desta forma mudou o mundo. Sim, acidentalmente, mas teve de estar no laboratório a desenvolver trabalho para a alcançar.

Uma última ideia que mostra a visão de Wright: desde cedo avisou que, embora fossem de grande utilidade a curto prazo, os antibióticos iriam aumentar a resistência das bactérias, o que ficou comprovado como um dos potenciais maiores riscos da atualidade.


6) Lazar Sidelsky

Nelson-Mandela-recrutamento-contratacaoQuem contratou? Nelson Mandela

Lazar Sidelsky foi advogado na África do Sul, sendo a sua firma, a Witkin, Sidelsky & Eidelman, pioneira na contratação de pessoas de cor no país, entre 1930 e 1940. Entre os contratados, estava o jovem Nelson Mandela que recentemente tinha estabelecido residência em Joanesburgo.

Sidelsky deu-lhe a oportunidade de se qualificar como advogado, em certa medida numa situação de revelia para com o governo. Mandela considerou-o o primeiro branco que o tratou com respeito. Para além do emprego, tinha um genuíno interesse pelo bem-estar e futuro de Mandela, pelo que lhe ensinou a importância da educação. Sidelsky argumentava com Mandela que, apenas através de uma educação em massa, é que seria possível libertar os africanos.


Num processo de recrutamento, deveremos ter presente que, para além de procurar ir de encontro às nossas necessidades imediatas, estamos sempre à procura de potencial. Se hoje investirmos nas pessoas certas, o amanhã poderá ser fantástico para todos nós.


Publicação autorizada pelo autor.


Jas-Singh-Iopa-SolutionsJas Singh é fundador e diretor da Iopa Solutions, dedicada a um nicho de recrutamento a partir de Londres. Formado em farmácia e tendo trabalhado na indústria médica por vários anos, é hoje 100% dedicado ao recrutamento e parceiro de líderes de todos os setores de atuação na contratação das pessoas certas para os seus negócios. Mais informações aqui.