IA – investimento por país

IA – investimento por país
1 minuto de leitura


O capital direcionado para investimento privado, como negócios de capital de risco, pode ter decrescido entre 2021-2022, mas, um pouco por todo o globo, os Governos estão a colocar a inteligência artificial (IA) no topo das prioridades.

O dinheiro público pode ser investido sob a forma de um fundo como o da Arábia Saudita, ou através dos 30 mil milhões de dólares em subsídios que o Governo dos EUA está a utilizar para atrair fabricantes de chips/semicondutores de IA. E a União Europeia (UE) tem um programa semelhante, de 43 mil milhões de euros, pelo menos parcialmente focado em IA.

O investimento também pode ser feito na forma de um supercomputador de 540 milhões de euros para treinar modelos de IA, como o que está a ser financiado pela UE, França e os Países Baixos; ou a versão do Reino Unido de 900 milhões de libras destinada a ajudar o país a construir o seu próprio “BritGPT.” Já o Governo da Índia tem uma “missão de IA” multifacetada, financiada com o equivalente a 1,2 mil milhões de dólares. E prevê-se que os gastos da China com IA ultrapassem os 38 mil milhões de dólares até 2027.

Fontes: Fórum Económico Mundial/Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence

16-04-2024


Portal da Liderança