Trabalhadores “verdes” qualificados: procuram-se

Trabalhadores “verdes” qualificados: procuram-se
1 minuto de leitura


As ofertas de emprego para postos de trabalho “verdes” estão a crescer quase duas vezes mais rápido que o número de trabalhadores com as competências necessárias para as preencher. Apenas uma em cada oito pessoas tem competências relevantes para atenuar a crise climática, com as mulheres em particular desvantagem. Estas são as principais conclusões do “Global Green Skills Report 2023” do LinkedIn, que analisou a base de membros do site em 48 países.

De acordo com o LinkedIn, entre 2022 e 2023, a parcela de talento com competências para ajudar a enfrentar a crise climática cresceu 12,3%. No entanto, a percentagem de vagas de emprego publicadas no mesmo período que exigiam pelo menos uma competência verde aumentou quase duas vezes mais rápido, para 22,4%. Pelo que não é de surpreender que os candidatos a emprego com competências verdes tivessem quase um terço mais de probabilidades de serem contratados (29%) que a média.

“Os esforços em torno do clima estão a aumentar de modo exponencial. Com todo este esforço vêm muitas contratações”, diz Allen Blue, cofundador do LinkedIn, sobre a oportunidade que as competências e empregos verdes representam.

Fontes: Fórum Económico Mundial/“Global Green Skills Report 2023”, LinkedIn

21-03-2024


Portal da Liderança